Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/04/2015 13:06

Novas regras da Caixa Econômica afetam 80% do setor imobiliário da Capital

Campo Grande News

Decisão comunicada pela Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (27) reduzirá o limite de financiamento para imóveis usados, o que vai exigir do consumidor desembolso maior de dinheiro no pagamento da entrada e acesso reduzido ao financiamento das parcelas.

A nova regra vai afetar mais da metade do mercado imobiliário da Capital, segundo o presidente Secovi-MS (Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul), Marcos Augusto Netto.

Pessimismo - "Em Campo Grande, 80% dos financiamentos são concedidos pela Caixa Econômica. Por isso, essa mudança é ruim porque vai diminuir a capacidade de compra das pessoas. Não é uma notícia boa, é reflexo de todo esses problemas que o Governo Federal têm enfrentado", analisa Netto.

Com as mudanças, o comprador que adquirir imóvel usado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) terá de dar entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade. Atualmente, é exigida entrada mínima de 20%.

No caso do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), o consumidor terá que pagar, a partir da semana que vem, no mínimo 60% do valor do imóvel usado, podendo financiar com a Caixa no máximo 40%. Hoje, a entrada mínima exigida é de 30%.

"O mercado agora vai pagar a conta. Ninguém vai deixar de comprar, mas isso vai dificultar a compra, nem todo mundo tem dinheiro para dar entrada de 50% do valor do imóvel", considera Netto.

Desaquecimento - Para o corretor de imóveis César Augusto Batistão, a mudança veio em momento ruim porque as vendas já estavam desaquecidas. "No Brasil, a Caixa financia 70% dos imóveis usados e já havia certo encalhe de imóveis, as vendas já estavam bem travadas. Agora, os bancos particulares precisam procurar ocupar esse espaço deixado pela Caixa", avalia.

Para ele, o consumidor deve procurar o banco onde já é correntista e tentar novas alternativas, negociando diretamente com bancos particulares, como Itaú, Bradesco e Santander. "Os bancos particulares, juntos, financiam 15% das vendas de imóveis usados, dessa forma, está nas mãos deles incentivar o consumidor a fazer novos financiamentos", amplia.

Mudança - O presidente do Secovi enxerga o momento sob o mesmo aspecto e acredita que a crise oferece oportunidade. "Acredito que os bancos podem aproveitar essa oportunidade e conquistar novos clientes. É uma brecha que a Caixa abre para a concorrência", pontua.

"A questão só ficará realmente preocupante se for generalizada, se os outros bancos acompanharem a mudança da Caixa. Aí a preocupação será muito grande. O que acontecerá daqui para frente é bastante incerto ainda", finaliza.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)