Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novas regras aumentam em 26% a procura por CNH

Fernanda França - Campo Grande News - 21 de outubro de 2008 - 16:05

Cresceu a procura pela primeira CNH depois que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou, por meio de resolução, o aumento das aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores, a partir de janeiro de 2009.

No mês de agosto, em todo o Mato Grosso do Sul, foram abertos 5.948 processos para a primeira habilitação. No mês seguinte, o número saltou para 8.128.

Até o dia 18 de outubro, já foram 5.029 processos abertos. A resolução do Contran determina que a parte teórica seja de 45 horas/aula (atualmente são 30). Nas aulas práticas, a carga passa de 15 para 20 horas/aula.

De acordo com Elizabeth Félix, diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), as mudanças buscam uma melhor formação do condutor.

“As aulas teóricas a mais focam os motociclistas. Independentemente da categoria para a qual está se habilitando, todo futuro motorista deverá estudar esse conteúdo”, afirmou.

Ela explica que, sempre quando há mudança na legislação, existe esse aumento na procura, já que as pessoas não querem se adaptar à nova regra.

“Quem está tirando a carteira pela primeira vez precisa estar consciente de que está em um processo de aprendizagem. A resolução só está entrando para melhorar a formação diante de tantos acidentes envolvendo motociclistas. Por isso, não existe necessidade de afobação”, declarou.

SIGA-NOS NO Google News