Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novas linhas de energia vão beneficiar MS e GO

Lana Cristina/ABr - 05 de março de 2005 - 07:45

O governo firmou hoje contratos com 13 empresas para a construção de 11 linhas de transmissão de energia elétrica, que vão vão integrar o Sistema Interligado Nacional. Serão beneficiados 140 municípios de 11 estados: Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

As concessões foram leiloadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em setembro do ano passado. Venceram 13 empresas, privadas e estatais, seja individualmente ou em consórcio. Três delas são da Espanha. As obras devem durar dois anos e vão gerar 4,7 mil empregos diretos. As linhas contratadas acrescentam 2.700 quilômetros de extensão aos 80 mil quilômetros construídos do Sistema Nacional. Os investimentos são da ordem de R$ 2 bilhões.

Na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão, o vice-presidente José Alencar disse que o Brasil está avançado no setor e que os investimentos em energia garantem ao país um crescimento sustentado. Alencar lembrou que o setor energético vem tendo o devido tratamento, com a criação do Comitê de Gestão Integrada, que equacionou os entraves ambientais dos grandes empreendimentos. Ele destacou ainda a criação do marco legal do setor, cuja lei foi sancionada no ano passado.

Segundo a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, a previsão é que o setor energético brasileiro tenha uma expansão de 40 mil quilômetros de linhas de transmissão até 2012. No próximo dia 30, ela inaugura, em Vitória, uma linha de transmissão, recém-concluída por Furnas Centrais Elétricas em ritmo de urgência. Será a segunda linha de energia elétrica que vai abastecer o Espírito Santo, atualmente atendido por uma única linha que vem do Rio de Janeiro. A energia será levada de Ouro Preto a Vitória.

A segunda linha vai interligar o estado ao Sistema Nacional e evitará os apagões na região. O Espírito Santo também foi atingido pelas quedas de energia que afetaram o Rio de Janeiro no início do ano, em dois episódios.

SIGA-NOS NO Google News