Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/03/2016 21:00

Nova técnica devolve visão a crianças com catarata congênita

EPharma Notícias

Uma das principais causas de cegueira em crianças, a catarata congênita tem seu tratamento padrão limitado pela idade e complicações cirúrgicas que fazem com que a grande maioria delas fique com uma visão subnormal. Agora, porém, uma técnica inovadora desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, em parceria com cientistas chineses, promete mudar esse cenário. Tirando proveito dos avanços na medicina regenerativa, eles usaram as células-tronco presentes nos olhos das próprias crianças para reconstruir o cristalino, a “lente” do olho cuja opacidade impede a passagem da luz e caracteriza a catarata.

No tratamento padrão da catarata congênita, o cristalino opaco é cirurgicamente substituído por uma lente artificial. Nesse procedimento, porém, os médicos também acabam por remover as chamadas células-tronco epiteliais (LECs, na sigla em inglês), que geram novas células do cristalino durante toda a vida de uma pessoa, numa produção que cai com a idade. Já na nova técnica, os cirurgiões ainda retiram o cristalino opaco, mas preservam a membrana que ajuda a lhe dar o formato necessário para que funcione. Os médicos então estimulam as LECs a formar um novo cristalino, sem risco de rejeição ou problemas como acontece no tratamento tradicional.

Depois de testar a praticidade do novo método na bancada do laboratório e em diversos animais, os cientistas realizaram um ensaio clínico com 12 crianças com até 2 anos em um hospital chinês. Quando comparadas a um grupo de controle de 25 crianças submetidas ao tratamento padrão no mesmo local, as que passaram pela nova técnica apresentaram menos complicações e uma cura mais rápida, desenvolvendo um novo cristalino num prazo de três meses.

— O objetivo final das pesquisas com células-tronco é usar o poder regenerativo da própria pessoas para reparar tecidos e órgãos e tratar doenças — destaca Kang Zhang, pesquisador da universidade americana e principal autor de artigo que relata a nova técnica, publicado na edição desta semana da revista “Nature”. — O sucesso deste trabalho representa uma nova abordagem de como tecidos humanos ou órgãos podem ser regenerados e doenças tratadas, e pode ter um grande impacto em terapias regenerativas que buscam aproveitar o poder de regeneração de nossos próprios corpos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)