Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

Últimas Notícias

19/02/2019 08:20

Nova regra obriga fechamento de barragem em MS

Correio do Estado

Resolução da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicada ontem, que determinou a eliminação de todas as barragens do tipo “alteamento a montante” no País, deve impactar uma barragem em Mato Grosso do Sul. O método é o mesmo utilizado nas barragens da Vale que se romperam em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019.

No Estado, a barragem Sul, da Vetorial Mineração, é a unica que utiliza o método, que é o mais simples e de baixo custo de construção, porém, está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo. A barragem abriga rejeitos de minério de ferro, tem 23 metros de altura e volume de 600 mil metros quadrados. Segundo a ANM, a estrutura está enquadrada na categoria de baixo risco, mas o dano potencial associado é alto.

Conforme reportagem publicada na última sexta-feira, relatório de vistoria feita por força-tarefa no local apontou que a estrutura não atende aos quesitos obrigatórios do plano de emergência, para garantir segurança das pessoas que residem na rota da mancha de inundação, em caso de algum colapso. A reportagem questionou a Vetorial sobre quando exatamente a barragem deve ser eliminada e quais os efeitos para o setor de mineração local, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 18 de Agosto de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 17 de Agosto de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)