Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova prioridade de Comissão Indigenista será conflito em Mato Grosso do Sul

Luana Lourenço, Agência Brasil - 21 de abril de 2010 - 14:21

Brasília - Um ano após a confirmação da demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, a prioridade das lideranças indígenas que integram a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) será encontrar soluções para o conflito fundiário entre índios e o agronegócio em Mato Grosso do Sul.



A disputa está concentrada na região de Dourados, onde os guarani-kaiowá brigam há anos com fazendeiros pela demarcação de terras indígenas. A região é o principal foco de assassinatos e suicídios de índios, de acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).



“A questão das terras indígenas no Brasil ainda precisa caminhar muito. O foco agora será Mato Grosso do Sul, a questão dos guarani-kaiowá ”, disse a educadora Pierlângela Cunha. De acordo com a liderança wapixana, que integra a CNPI, a mediação de conflitos indígenas deve integrar políticas públicas para chegar a resultados efetivos.



“É preciso que outros órgãos também lancem o olhar sobre as comunidade indígenas, não só a Funai [Fundação Nacional do Índio]”.



A CNPI é um órgão consultivo, ligado ao Ministério da Justiça, que reúne ministérios e representantes indígenas. Sem caráter deliberativo, a função do colegiado é propor diretrizes para a política indigenista oficial. A próxima reunião da CNPI está prevista para maio.


Edição: Graça Adjuto

SIGA-NOS NO Google News