Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova praga ataca programa de telefonia via internet

20 de abril de 2007 - 13:48

Um novo vírus direcionado aos usuários do aplicativo VoIP Skype está circulando na internet e ameaçando os 170 milhões de assinantes de sua base do serviço.

De acordo com o site Digital Trends, o vírus "Pykse.A" se instala em máquinas com o sistema Windows e busca no computador de suas vítimas endereços de email, além de direcionar usuários para sites de hospedagem de malware.

Uma vez infectado, o Skype da vítima enviará automaticamente para cada um de seus contatos um link que leva a sites com trojans que baixam outros softwares maliciosos, enquanto mostram uma imagem de uma mulher em trajes sensuais e diversos links sobre a África.

Graham Cluley, especialista de segurança da Sophos, acredita que os links podem ser uma tentativa de fraude de cliques, que usam computadores comprometidos para aumentar o número de acessos e visualizações e, assim, gerar maior renda de anúncio. O vírus também muda o status de usuário para "Ocupado", bloqueando parcialmente a entrada de mensagens ou chamadas.

"Nosso conselho seria que as companhias auditassem os softwares que seus usuários estão utilizando, não apenas para se prevenir de potenciais malwares - mas também por causa de outros riscos que softwares não autorizados podem trazer aos dados e redes da companhia", explicou Cluley.

"Pykse.A" não é o primeiro vírus para Skype, embora as pragas anteriores não tenham conseguido se espalhar em largas proporções. Por este motivo, a maior parte das firmas de segurança avalia o vírus como de baixa ameaça, conforme noticiou o site The Register.



Magnet

SIGA-NOS NO Google News