Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova licença maternidade só funciona em 12 cidades de MS

Campo Grande News - 28 de novembro de 2009 - 10:45

A Sociedade Brasileira de Pediatria realizou levantamento a respeito dos municípios onde a licença maternidade para servidoras públicas é de seis meses. No Estado, a licença é lei para funcionárias públicas de 12 municípios e servidoras do estado.

O período de licença maternidade de 180 dias é lei nos municípios de Anaurilândia, Batayporã, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Porto Murtinho, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo e Jateí.

Nos municípios de Corumbá, Miranda, Amambai e Aral Moreira, a proposta ainda tramita na Câmara de Vereadores.

Na capital, a lei foi aprovada pela Câmara, mas ainda espera regularização.

A licença maternidade de seis meses é prevista pela Lei Federal 11.770, de setembro do ano passado e o governo federal foi o primeiro a implantá-la. O servidor que adotar filhos também é beneficiado.

A partir de 2010, a iniciativa privada receberá benefícios para adotar a licença de seis meses.

Benefícios – A amamentação ao seio por pelo menos seis meses traz uma gama de benefícios para a mãe e o bebê.

Para a mulher, reduz a incidência de câncer de mama e protege contra a osteoporose.

As vantagens para o bebê também são inúmeras, incluindo a redução da incidência de doenças alérgicas, como rejeição alimentar e asma.

Também ocorrem com menos frequência diarréias, incidência de diabetes, otite média e infecções respiratórias. O número de internações também é drasticamente reduzido quando a criança é alimentada com leite materno.

Além das vantagens do aleitamento, somente em raríssimas ocasiões - como na mãe portadora do vírus HIV - ele está contra-indicado.

SIGA-NOS NO Google News