Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova lei amplia controle de agressões contra idosos

Agência do Rádio - 30 de julho de 2011 - 06:20

Somente em2009, foram registrados mais de 3 mil casos de violência contra o idoso no País, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Para mudar esse quadro, foi sancionado um decreto que estabelece a notificação dos atos de violência contra idosos atendidos em hospitais públicos ou privados. De acordo com a nova lei, os profissionais de saúde que não comunicarem os casos de violência às autoridades competentes também podem ser punidos. A coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado, explica que eles não sofrem apenas violência física.


\\\"Casos de maus tratos nós sabemos que existem diversos, desde maus tratos físicos, violência física que é visível aos nossos olhos, como também a violência psicológica. Aquele idoso que é mau tratado psicologicamente, é xingado, a família muitas vezes o destrata, faz chantagem emocional.\\\"

Como nem sempre os idosos conseguem explicar o que está por trás daquela agressão, o Ministério da Saúde tem feito cursos de capacitação com profissionais de saúde para que eles possam ter a sensibilidade de identificá-los. A ação ocorre em parceria com a Fiocruz e já capacitou mil profissionais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País - regiões onde se registra o maior número de casos de violência. A coordenadora da Saúde do Idoso explica que muitas vezes os idosos não denunciam as agressões.


\\\"Não é só a questão da vergonha. É questão também da vontade de proteger, por pior que seja um filho, uma mãe nunca fala mal dele. E muitas vezes ela sofre a violência, são filhos, netos, pessoa ligada a ela é quem está mais próximo e não faz a denúncia. Acaba se culpando, achando que ela é mesmo culpada dessa violência que ela está sofrendo. Se é um cuidador externo ela tem medo de denunciar e sofre às vezes ameaça.\\\"

A notificação dos casos de agressão será encaminhada para as Secretarias de Saúde e Conselhos do Idoso, para depois serem apresentados para o Ministério da Saúde.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News