Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova guia de recolhimento sindical disponível na Net

Agência Brasil - 19 de janeiro de 2006 - 09:48

Quem prefere pagar pessoalmente a contribuição sindical, sem desconto em folha, terá mais facilidade para fazer isso este ano. A nova Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical (GRCS) já está disponível para impressão na Internet, por meio da página do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br).

Criado em novembro do ano passado, o documento possui código de barras. A tecnologia possibilita a leitura ótica do documento, evitando erros no preenchimento e envio de guias em meio físico. Os contribuintes ganham mais comodidade e agilidade no recolhimento. O tributo agora pode ser pago em casas lotéricas, postos de auto-atendimento, Internet e bancos.

A contribuição sindical é recolhida compulsoriamente pelos empregadores, no mês de janeiro, e pelos trabalhadores, no mês de abril de cada ano. A lei determina o recolhimento por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato.

A cobrança tem por objetivo custear as atividades sindicais e os valores destinados à "Conta Especial Emprego e Salário", que integram os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para retirar a nova guia de recolhimento, entre no site do MTE pelo link "Relações de Trabalho" –"Contribuição Sindical" – "Emitir guia de contribuição sindical". A guia também pode ser emitida pelo endereço https://sindical.caixa.gov.be/NASApp/sitcs_internet/contribuinte/login.do


SIGA-NOS NO Google News