Cassilândia, Segunda-feira, 01 de Março de 2021

Últimas Notícias

06/04/2017 14:00

Nova ferramenta permite opinião de internauta sobre parecer de deputado

Agência Câmara

O portal e-Democracia da Câmara foi totalmente reformulado. A página, que existe desde 2009, foi atualizada para se tornar ainda mais acessível para os cidadãos e os deputados. O diretor do Laboratório Hacker da Câmara, Cristiano Ferri, explicou que a finalidade é aumentar a interação e a participação popular. Ele destaca, entre as novidades, a ferramenta denominada Wikilegis.

Nessa plataforma, os deputados irão colocar pareceres iniciais sobre projetos e os cidadãos poderão opinar sobre o texto. "Essa é, talvez, uma das melhores ferramentas de participação digital nesse formato de contribuição colaborativa em cima do texto. E uma das inovações é que o cidadão, além de comentar cada dispositivo, pode também apresentar a sua própria versão". Segundo Ferri, nesse momento estará visível, na tela, a diferença entre o original e a sugestão apresentada pelo internauta.

O diretor explicou que outros participantes poderão votar no texto que acharem melhor e, ao final, o parlamentar recebe um relatório sobre como foi a participação e as sugestões apresentadas. Para Ferri, isso torna o processo legislativo mais participativo.

Ferri também destacou o Expressão, que é um espaço semelhante a um fórum virtual, no qual deputados podem defender suas opiniões sobre temas em discussão na Câmara, e onde os internautas deixam seus comentários.

Outra atualização foi feita na participação das audiências interativas. Agora, além de acompanhar ao vivo, os internautas poderão encaminhar comentários e perguntas.

Acessos
O portal chegou a 50 milhões de acessos no ano passado. Cristiano Ferri acredita que esse tipo de interação faz aumentar o interesse da população sobre o que acontece na Câmara. "As redes sociais, como Facebook e Twitter, não são as mais adequadas para abrigar discussões complexas de políticas públicas, que reúnam todo os tipos de grupos e visões, por isso desenvolvemos um portal institucional para esse fim, onde o cidadão pode livremente conversar com os parlamentares."

A diretora-geral adjunta da Câmara, Cássia Ossipe, destacou a importância de se ampliar a participação do cidadão no processo legislativo. Ela acredita que o projeto pode se tornar um canal eficiente de comunicação entre a população e os parlamentares. "Nossa expectativa é que cada vez esse projeto se torne mais institucional dentro da Casa. Não apenas como uma possibilidade de participação do cidadão, mas realmente como uma participação mais efetiva", afirmou.

O e-Democracia busca, por meio da internet, incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País e a população.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 01 de Março de 2021
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)