Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/10/2004 09:53

Nova eleição em cidade do Mato Grosso

24HorasNews

O município de São José dos Quatro Marcos poderá ter nova eleição para o cargo de prefeito. Esta é a principal conseqüência da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que cassou hoje (22/10 – sexta-feira), por unanimidade, os registros dos candidatos eleitos a prefeito e a vice-prefeito daquele município, respectivamente, Antonio de Andrade Junqueira (PP) e Amadeus Pereira da Silva (PFL), por abuso de poder político e de autoridade. Este é o entendimento do juiz auxiliar da Presidência do TRE/MT, Alexandre Elias Filho, ao ser questionado sobre o assunto por jornalistas.

Passível de recurso para o Tribunal Superior Eleitoral, se a decisão do TRE/MT não for reformada, a hipótese de nova eleição decorre do fato de que apenas dois candidatos disputaram a eleição para prefeito de São José dos Quatro Marcos, sendo que Antonio de Andrade Junqueira obteve 6.591 votos, ou 58,61 por cento, enquanto que o candidato derrotado, José Moreira Figueira, obteve 4.654, ou 41,39 por cento.

Conforme o juiz Alexandre Elias, o Código Eleitoral, em seu artigo 224, explicita que “se a nulidade atingir mais da metade dos votos, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias”. Além disso, observou o magistrado, o artigo 175, parágrafo 3°, do mesmo Código, disciplina que “serão nulos, para todos os efeitos, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados”.

Ademais, salientou o juiz Alexandre Elias Filho, o TSE já decidiu em caso análogo, que “impõe-se a realização de nova eleição no caso de o candidato que obteve mais de 50 por cento dos votos válidos ter o seu registro cassado”. O magistrado citou o Acordão TSE n° 3.005, de 29 de novembro de 2001.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)