Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova eleição confirma Célia com maioria de votos na UFMS

Aline Queiroz e Paulo Fernandes/Campo Grande News - 14 de outubro de 2008 - 10:41

Votação do Coun (Conselho Universitário) confirma vitória da candidata Célia Maria no processo para escolha do reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Dos 36 membros do Conselho, que têm direito a voto, 25 optaram por Célia, que é a candidata do atual reitor Manoel Catarino Peró. O candidato que estava em segundo lugar na disputa, Antônio Osório, teve oito votos, enquanto Jair Vicente ficou com apenas três.

Os membros do Coun foram convocados para a eleição hoje porque a lista encaminhada ao MEC (Ministério da Educação) foi recusada. O Ministério determina a consulta ao Coun, o que não havia sido feito.

O processo para a escolha do novo reitor teve muitos protestos dos acadêmicos, que chegaram a ficar acampados na reitoria da Ufms, em Campo Grande. Eles reivindicam voto paritário, ou seja, que tenha o mesmo peso dos professores. Nos moldes atuais, o voto dos estudantes tem peso um e o dos professores três.

Embora o processo tenha sido cercado de muitas manifestações, na manhã de hoje, a votação do Coun foi tranqüila. Dos 42 integrantes do Conselho, 36 têm direito a voto e a eleição foi realizada à porta fechada na reitoria.

Um telão foi colocado no anfiteatro do CCCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) para que os alunos acompanhassem a votação. No entanto, menos de dez pessoas assistiram o pleito.

SIGA-NOS NO Google News