Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nova direção da Agepen terá foco em ações de segurança e reinserção

Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira, Notícias MS - 10 de janeiro de 2015 - 14:00

Campo Grande (MS) – O fortalecimento do sistema prisional estadual no cenário da justiça e segurança pública, bem como a busca por ações que possibilitem o cumprimento de pena mais digno, humanizado nos presídios de Mato Grosso do Sul, com foco na reinserção social. Essas são algumas das metas do novo diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Pedro César Figueiredo de Lima, empossado na manhã desta quinta-feira (8).

De acordo com o novo dirigente, que desde 2009 atuava como diretor de Administração e Finanças da Agepen, a proposta é dar continuidade a trabalhos desenvolvidos pela gestão anterior e apostar no trabalho realizado pela equipe de servidores penitenciários, que ele garante avaliar como positiva. “Apesar de nossas demandas ainda serem muitas, temos um Sistema Penitenciário que é referência, se comparado a outros Estados, e iremos trabalhar para que melhoremos ainda mais”, afirmou, ressaltando que MS já se destaca em ações de educação, trabalho e saúde prisional. “A intenção é desenvolvermos mais projetos e atrairmos mais parceiros, mas já estamos no caminho certo”, disse.

Um dos principais desafios, segundo ele, é a geração de vagas em unidades prisionais diante do alto índice de aprisionamento no Estado. Figueiredo destacou que Mato Grosso do Sul tem hoje uma população carcerária de aproximadamente 13,4 mil homens e mulheres, representando uma das maiores do País, na proporção com o número de habitantes.

Diante disso, entre as intenções está em prosseguir com iniciativas de ampliações de presídios por meio de parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho da Comunidade, entre outros, como já foi realizado em estabelecimentos penais de Rio Brilhante, Ponta Porã, Jardim, Naviraí e Amambai. “Também buscaremos junto ao governo federal verbas para a construção de mais unidades, lembrando que já estamos com três obras em execução aqui na Capital que gerarão até o ano que vem mais 1600 vagas”, finalizou.

Currículo

Nascido no dia 24 de março de 1972, Pedro César Figueiredo de Lima é natural de Campo Grande (MS). Tenente-Coronel da Polícia Militar, formou-se oficial pela Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e em Direito pela Faculdade Estácio de Sá; pós-graduado em Gestão em Segurança Pública, entre outras especializações.

Figueiredo assumiu em agosto de 2008 como chefe de gabinete da Agepen, passando a diretor de Administração e Finanças da instituição ano seguinte, função que ocupou até assumir o cargo de diretor-presidente.

O novo diretor-presidente da agência penitenciária possui, ainda, larga experiência na Polícia Militar. Já atuou na função de subcomandante da 1ª Companhia do BPM de Campo Grande, foi comandante da Polícia Militar de Sidrolândia e comandante da Polícia Militar Ambiental de Miranda e Aquidauana. Ele trabalhou também como subchefe da Agência Central de Inteligência da PMMS.

SIGA-NOS NO Google News