Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/01/2013 08:05

Nova administração do Tribunal de Justiça será empossada dia 1º

TJ/MS

A administração do Tribunal de Justiça para o biênio 2013/2014 será empossada no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às 17 horas, no plenário do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça. Assumem os desembargadores Joenildo de Sousa Chaves, como Presidente; João Batista da Costa Marques, como Vice-Presidente, e Tânia Garcia de Freitas Borges, como Corregedora-Geral de Justiça.

Após a eleição por aclamação, no final de outubro de 2012, o novo presidente garantiu estar satisfeito com a incumbência de dirigir os rumos do Poder Judiciário de MS nos próximos dois anos. “Procuraremos seguir a rota traçada desde o Des. Leão Neto do Carmo até a atual administração, e compartilhar os trabalhos, chamando a todos para administrar juntos. De mãos dadas, procuraremos trabalhar em prol da justiça. Muito obrigado pela confiança e tenham a certeza do nosso empenho neste trabalho”, adiantou o Des. Joenildo.

Em rápidas palavras, o Des. João Batista da Costa Marques também garantiu que continuará trabalhando com o mesmo esforço e dedicação que tem feito, nas duas oportunidades em que aceitou responder pela vice-presidência nos últimos mandatos. “Ao assumir a vice-presidência para o próximo biênio continuarei com o mesmo afinco do trabalho até aqui realizado”, disse ele.

A nova Corregedora também usou rapidamente a oportunidade para agradecer a confiança nela depositada para exercer função de tamanha responsabilidade. “Mormente quando se trata de suceder o Des. Atapoã da Costa Feliz, que vem realizando brilhantemente seu trabalho. Acolho a tarefa a mim designada e comprometo-me a exercê-la de forma a retribuir os votos que me foram atribuídos”, garantiu a desembargadora Tânia.

Currículo - Conheça os responsáveis pelos rumos da justiça sul-mato-grossense nos próximos dois anos:

Des. Joenildo de Sousa Chaves é natural de Ourives (BA) e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas (Montes Claros/MG). Tem pós-graduação em Direito de Empresa pela Universidade Católica de Minas Gerais. Ingressou na magistratura de MS em 1980 como Juiz de Direito da Comarca de Amambai.

Foi promovido, por merecimento, para a 3ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, de 2ª Entrância, em 1982. Três anos depois foi removido, a pedido, para a Vara Criminal e de Menores da Comarca de Três Lagoas. Por antiguidade, foi promovido para a 2ª Vara Cível da Comarca de Campo Grande, de Entrância Especial, em 1987. No dia 09 de março de 1995 foi promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul em 09 de março de 1995

Exerceu os cargos de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de MS, no biênio 2003/2004; Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral de MS, no biênio 2011/2012; Vice-Presidente da Associação dos Magistrados de MS (1987-1988); Vice-Presidente da ABRAMINJ - Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude (2001-2008); Presidente da ABRAMINJ (2009-2011); Secretário Nacional da AMB para Assuntos da Infância e Juventude; Coordenador da Infância e Juventude de MS, membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e Coordenador do Comitê Gestor de Comunicação Institucional do Poder Judiciário de MS.

Des. João Batista da Costa Marques nasceu Bela Vista (MS), formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Criminologia na Faculdade de Direito de Curitiba (PR). Em junho de 2000, passou a atuar como desembargador no TJMS, na vaga reservada ao Ministério Público, onde ingressou na carreira em 1980, quando foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Rio Verde de Mato Grosso.

Atuou nas Promotorias de Justiça em Coxim e Pedro Gomes. Em 1982, foi promovido para Três Lagoas. Trabalhou ainda em Bataguassu, Maracaju e Sidrolândia. Em 1987, por merecimento, foi promovido para Campo Grande e, na Capital, exerceu a função em praticamente todas as Varas Cíveis e Criminais, bem como na Auditoria Militar e, privativamente, no Tribunal do Júri por quatro anos consecutivos. Mais tarde, foi promovido, por antiguidade, para o cargo de Procurador de Justiça do Estado de MS.

Em 2009, atuou no TRE/MS para integrar a composição plenária, além de presidente e corregedor interinos. Foi vice-presidente do TJMS no biênio 2009/2010 (de 05 de julho de 2010 a 31 de janeiro de 2011) e no biênio 2011/2012 (de 02 de abril de 2012 a 31 de janeiro de 2013).

Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges é natural de Campo Grande (MS). Cursou Direito nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmat, atual UCDB) em 1980. Pós-graduada em Processo Civil e Direito Agrário pela PUC. Em novembro de 2003 passou a atuar como desembargadora no TJMS, na vaga reservada ao Ministério Público, onde ingressou na carreira em 1984, quando foi aprovada em Concurso Público e tomou posse como Promotora de Justiça de Primeira Entrância na Comarca de Porto Murtinho.

Atuou também nas Comarcas de Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Aquidauana. Em 1990, foi promovida, por merecimento, para a Comarca de Campo Grande, onde, entre outras funções exerceu o cargo de Diretora da Fundação Escola Superior do Ministério Público e de Supervisora das Promotorias de Justiça Cíveis da Capital, por duas vezes. Foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça no ano 2000, quando também compôs o Conselho Superior do Ministério Público e foi Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis.

Foi diretora-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), nos biênios 2007/2008 e 2009/2010, e é secretária nacional do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, eleita no biênio 2009/1010 e reconduzida ao cargo no biênio 2011/2012.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)