Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Notas baixas na escola podem ser outros problemas

Agência do Rádio - 23 de outubro de 2007 - 07:28

É comum na vida do estudante chegar uma fase em que as notas vermelhas começam a aparecer na escola. E esse problema pode estar associado a outros. Alunos que não enxergam bem, por exemplo, costumam apresentar desempenho inferior. Outra possibilidade observada é a dispersão, característica da criança que perde a concentração com facilidade, é desorganizada e se esquece de tarefas e compromissos relacionados às atividades diárias. Para algumas crianças, a questão está ligada à necessidade de acompanhamento individual porque elas não apresentam independência para estudar e precisam de atenção maior. A psicopedagoga Márcia Guito explica que, se isso ocorrer, é preciso que os pais ou a escola encaminhem o estudante para um tratamento.

"Geralmente, a escola que solicita para ele uma avaliação psicopedagógica. Se a escola não solicitar e o pai observar que ele está com dificuldade para aprender, está desinteressando, está com notas baixas, o certo é que eles procurem uma psicopedagoga para fazer uma avaliação e descobrir se ele tem dificuldade de aprendizagem ou se ele tem problemas emocionais. Aí, essa psicopedagoga vai encaminhar para o profissional que for necessário. Pode ser que ele precise continuar o acompanhamento psicopedagógico, para trabalhar a aprendizagem, e pode ser que ele precise de acompanhamento psicológico, ou de uma avaliação ortóptica, em relação à percepção visual."

Os pais devem ficar atentos quando os filhos apresentam súbita queda no rendimento. Isso pode ser uma forma de a criança e o adolescente dizerem que algo não vai bem. Como se trata de um período de intensas transformações, é papel da família fornecer suporte afetivo e profissional quando necessário.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News