Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nota do Civitox alerta que apenas uma noz da índia já traz complicações

Midiamax - 07 de fevereiro de 2016 - 07:30

Nota do Civitox alerta que apenas uma noz da índia já traz complicações

Divulgada nesta sexta-feira (5), a nota do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) revelou que a ingestão de apenas uma semente da noz da Índia, planta utilizada errôneamente para a perda de peso, pode resultar em quadros de intoxicação no organismo.“A dose tóxica é geralmente superior a 3 nozes, mas a sintomatologia tóxica já pode ser observada após a ingestão de apenas uma semente”, diz o texto.

De acordo com a publicação, existem diversos fatores determinantes para a intoxicação, além da quantidade consumida. Idade, peso e doenças correlacionadas podem influenciar nos efeitos. Os especialistas que assinam o alerta afirmam que os sinais em decorrência do do uso da nos da Índia, levam de 20 a 40 minutos para aparecer no organismo.

Efeitos

Náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas, tenesmo e diarréia, evoluído para sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação estão entre os efeitos do uso da noz. Nos casos mais graves, pacientes que ingeriram nos da Índia podem apresentar quadros de desidratação acentuada, dilatação das pupilas, taquicardia, taquipnéia, respiração irregular, aumento da temperatura corporal (hipertermia). A diarréia intensa pode levar a distúrbios graves, comprometimentos dos rins e alteração na condução cardíaca.

A nota reitera que não existe nenhum produto legalmente registrado que contenha a espécie. Por este motivo, divulgações na internet oferecendo remédios à base de noz da Índia são irregulares.

Outro problema detectado é a troca das ervas. Segundo a publicação, muitos clientes acabam adquirindo a noz da Índia, mas na verdade, levam para casa o chapéu de Napoleão, planta extremamente tóxica.

“O fato de o paciente perder peso não significa que está emagrecendo. Pelo contrário, está perdendo conteúdo importante para o organismo vivo, como água e eletrólitos. Os produtos “naturais” para emagrecer podem trazer diversos riscos à saúde e intoxicações”, finaliza o relato.

Caso Claudinha

O alerta vai ser divulgado cinco dias depois da morte da cantora gospel Ana Cláudia Alves, 38 anos, conhecida como Claudinha Félix. A cantora morreu no último dia 1º, após ter uma parada cardiorrespiratória, e a família acredita que possível causa da morte foi o uso de noz da Índia, semente popular entre as pessoas que procuram a perda de peso.

Marisangela Alvez, irmã de Claudinha, conta que a cantora usou a substancia por aproximadamente quatro meses, e, mesmo sendo aconselhada pela família a interromper o uso, Cláudia se dizia satisfeita com os resultados e prosseguiu.

As primeiras complicações apareceram em agosto, e segundo a irmã, ao invés de emagrecer Claudia começou a te inchaços, seguidos de desmaios e constante mal-estar. Foi diagnosticada cirrose hepática e ela estava na fila do transplante de fígado. Nos últimos dias, a condição de saúde piorou, Cláudia foi internada e acabou falecendo.

SIGA-NOS NO Google News