Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nota à Imprensa: Exército Brasileiro realiza Estágio

Nota à Imprensa: Exército Brasileiro realiza Estágio em Aquiduana - 31 de outubro de 2008 - 09:25

O Exército Brasileiro conduzirá no município de Aquidauana, no período de 2 a 7 de novembro, o Estágio Avançado de Operações de Paz (EAOP) para os integrantes do 8º Contingente da Companhia de Força de Paz no Haiti (8º Contg Cia Eng Haiti), que irá entrar em operação no Haiti a partir da última semana de novembro.

O EAOP tem por objetivo avaliar o efetivo selecionado no planejamento e na execução das atividades de engenharia no contexto de uma operação de paz; avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma operação de paz; e consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do 8º Contg Cia Eng Haiti.

Durante o Estágio serão realizados exercícios com simulação de situações que poderão ser vivenciadas na área de operações do Haiti, em ambiente de trabalho da ONU e interação com órgãos da imprensa internacional, ONGs, Organizações Internacionais, agências da ONU e sociedade civil.

No dia 3 de novembro o Comandante Militar do Oeste, General-de-Exército Rui Alves Catão, acompanhado do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General-de-Exército Ítalo Fortes Avena, realizarão visita ao exercício militar e acompanharão algumas atividades desenvolvidas no Parque das Nações e em algumas ruas de Aquidauana.




Treinamento do 8º Contg Cia Eng Haiti

O treinamento dos 250 militares do 8º Contg Cia Eng Haiti é realizado durante quinze semanas de preparação. O preparo descentralizado acontece nas primeiras onze semanas em sessenta e cinco Organizações Militares de Engenharia, localizadas em todo país, onde são ministradas as instruções operacionais, os módulos de instrução da Organização das Nações Unidas e as instruções técnicas (preparação dos Especialistas de Engenharia). Nas últimas quatro semanas a Tropa é concentrada no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana e realiza os Exercícios Básico e Avançado de Operação de Paz, sob a coordenação do Departamento de Engenharia de Construção e apoio do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz).




Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH)

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti é comandada pelo Brasil, e possui cerca de 1.300 militares brasileiros do Exército e Marinha. O efetivo total da MINUSTAH é de 6.700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.




Companhia de Força de Paz no Haiti (Cia Eng Haiti)

A Companhia de Força de Paz no Haiti foi criada em 2005, após negociações entre representantes do Governo Brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU), para participar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). A missão da Cia Eng Haiti é proporcionar o apoio de construção de campanha, de instalações - infra-estrutura e superestrutura – e de proteção para os contingentes da Força de Paz em sua área de responsabilidade. Para poder cumprir a sua missão, a Engenharia do Exército Brasileiro mobilizou materiais de emprego militar e grande quantidade de material de última geração, utilizados em obras de engenharia, tais como: usina de asfalto, usina de britagem, caminhões e caçambas, tratores, carregadeiras sobre rodas e motoniveladoras, além de equipamentos necessários à abertura de poços artesianos.




Informações sobre o EAOP:

9º Batalhão de Engenharia de Combate (67) 3241-1600 ramal 217

Major Vargas - 5ª Seção CMO (67) 3368-4967 / e-mail: [email protected]

Tenente Eduardo (67) 8429-6562 / e-mail: [email protected]







Campo Grande, 31 de outubro de 2008.







General-de-Brigada PAULO ROBERTO FERREIRA VIANNA

Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste




SIGA-NOS NO Google News