Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Últimas Notícias

22/08/2019 09:00

Nossa Senhora Rainha

Redação

A festa de Nossa Senhora Rainha foi instituída por Pio XII em 11 de outubro de 1955. Até a reforma do calendário litúrgico essa festa era celebrada no dia 31 de maio, como ponto alto da devoção mariana, no mês especialmente dedicado a Maria, enquanto que no dia 22 de agosto era celebrada a festa do Imaculado Coração de Maria. Foi o Papa Paulo VI que transferiu a festa de Nossa Senhora Rainha para o dia 22 de agosto, uma semana após a festa da assunção, com o objetivo de relacionar a realeza de Maria com sua assunção ao céu e ressaltar que a mesma Nossa Senhora, que é celebrada no dia 15 de agosto, na festa da assunção, com os nomes de Nossa Senhora da Glória, da Vitória, da Boa Morte, da Esperança, é a mesma que é celebrada no dia 22 de agosto, com o nome de Nossa Senhora Rainha. A palavra rainha vem do latim “rex” que significa rei. Não devemos, contudo, interpretar essa palavra, como o mundo a interpreta. Na linguagem bíblica, quem reina, serve. Jamais, portanto, pode ser atribuído o adjetivo de dominadora, a quem, como Maria, se declarou serva do Senhor e foi fiel a esse compromisso até o fim. Nossa Senhora é rainha, porque é mãe de Jesus, que é o Rei do Universo. É rainha, porque excede a todas as criaturas em humildade e serviço. Jesus disse muitas vezes e claramente, tanto através de palavras e atitudes, que poder é sinônimo de serviço, e que reina mais e melhor, quem mais e melhor serve. Dentro dessa lógica, nenhuma pessoa humana, mais que nossa Senhora, merece o título com que a Igreja a celebra em 22 de agosto: Nossa Senhora Rainha.

Hoje a festa de Nossa Senhora Rainha nos sugere algumas reflexões. A primeira diz respeito ao conceito da palavra reinar, que do ponto de vista bíblico quer dizer servir. “O maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês”, disse Jesus referindo-se aos líderes da classe dirigente que usavam o saber e a riqueza para dominar e oprimir. A segunda reflexão nasce da primeira e aponta para uma verdade: Se reinar quer dizer servir, ninguém mais que Maria Santíssima merece o título de rainha, porque ninguém mais do que ela, que participou ativa e decisivamente do ministério público de Jesus, serviu à humanidade. Hoje a exemplo do que fez em Caná da Galiléia, Nossa Senhora Rainha convida cada um de nós a tomar a iniciativa para que as necessidades reais do povo sejam satisfeitas, e não falte o vinho da alegria na festa da vida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Setembro de 2019
Quinta, 19 de Setembro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 18 de Setembro de 2019
12:42
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)