Cassilândia, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

22/08/2019 09:00

Nossa Senhora Rainha

Redação

A festa de Nossa Senhora Rainha foi instituída por Pio XII em 11 de outubro de 1955. Até a reforma do calendário litúrgico essa festa era celebrada no dia 31 de maio, como ponto alto da devoção mariana, no mês especialmente dedicado a Maria, enquanto que no dia 22 de agosto era celebrada a festa do Imaculado Coração de Maria. Foi o Papa Paulo VI que transferiu a festa de Nossa Senhora Rainha para o dia 22 de agosto, uma semana após a festa da assunção, com o objetivo de relacionar a realeza de Maria com sua assunção ao céu e ressaltar que a mesma Nossa Senhora, que é celebrada no dia 15 de agosto, na festa da assunção, com os nomes de Nossa Senhora da Glória, da Vitória, da Boa Morte, da Esperança, é a mesma que é celebrada no dia 22 de agosto, com o nome de Nossa Senhora Rainha. A palavra rainha vem do latim “rex” que significa rei. Não devemos, contudo, interpretar essa palavra, como o mundo a interpreta. Na linguagem bíblica, quem reina, serve. Jamais, portanto, pode ser atribuído o adjetivo de dominadora, a quem, como Maria, se declarou serva do Senhor e foi fiel a esse compromisso até o fim. Nossa Senhora é rainha, porque é mãe de Jesus, que é o Rei do Universo. É rainha, porque excede a todas as criaturas em humildade e serviço. Jesus disse muitas vezes e claramente, tanto através de palavras e atitudes, que poder é sinônimo de serviço, e que reina mais e melhor, quem mais e melhor serve. Dentro dessa lógica, nenhuma pessoa humana, mais que nossa Senhora, merece o título com que a Igreja a celebra em 22 de agosto: Nossa Senhora Rainha.

Hoje a festa de Nossa Senhora Rainha nos sugere algumas reflexões. A primeira diz respeito ao conceito da palavra reinar, que do ponto de vista bíblico quer dizer servir. “O maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês”, disse Jesus referindo-se aos líderes da classe dirigente que usavam o saber e a riqueza para dominar e oprimir. A segunda reflexão nasce da primeira e aponta para uma verdade: Se reinar quer dizer servir, ninguém mais que Maria Santíssima merece o título de rainha, porque ninguém mais do que ela, que participou ativa e decisivamente do ministério público de Jesus, serviu à humanidade. Hoje a exemplo do que fez em Caná da Galiléia, Nossa Senhora Rainha convida cada um de nós a tomar a iniciativa para que as necessidades reais do povo sejam satisfeitas, e não falte o vinho da alegria na festa da vida.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 18 de Fevereiro de 2020
20:00
Mesmo com a alta nos preços
Segunda, 17 de Fevereiro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)