Cassilândia, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

07/10/2018 09:00

Nossa Senhora do Rosário

Redação

A oração do rosário é muito antiga. Nos conventos da Idade Média os irmãos leigos, porque mal sabiam ler o latim, mas sabiam o Pai Nosso e a Ave Maria, rezavam o rosário em lugar dos salmos. Os eremitas orientais o rezavam, usando pedrinhas para contar as orações. Mais tarde D. Beda sugeriu a adoção de grãos enfiados num barbante. Entretanto, apesar de ser o Rosário uma devoção muito antiga e hoje aceita por todos os católicos, ela só começou a espalhar-se pelo mundo lá pelo século XIII, quando os senhores feudais do sul da França, querendo impor a todo custo suas idéias heréticas, e usando para isso até da violência armada, começaram a perseguir os católicos, queimando e profanando as igrejas. Diante da gravidade da situação, o Papa Inocêncio III encarregou São Domingos de Gusmão de combater essas heresias, mas esse, inicialmente e apesar do esforço, não alcançou bons resultados. Contam que estava ele rezando um dia em sua cela, quando a Virgem Maria lhe apareceu em sonhos e lhe inspirou um novo método de oração, garantindo-lhe resultados maravilhosos. Era a oração do santo Rosário! Mais tarde, Domingos de Gusmão, que era da Ordem dos Dominicanos Pregadores, deu a seus irmãos de Ordem a missão de difundirem essa devoção. Entretanto ela só veio mesmo a se firmar no seio da Igreja, após a Batalha Naval de Lepanto, ocorrida ente cristãos e turcos. Para celebrar a vitória dos cristãos nessa batalha, o Papa Pio V que rezava e havia pedido ao povo para rezar o rosário, instituiu a festa que, no início, recebeu o nome de Festa de Nossa Senhora das Vitórias e depois foi mudada pelo Papa Gregório XIII, para Festa de Nossa Senhora do Rosário, por reconhecer, na oração do Rosário, a arma da vitória. A partir do século XIX, todo o mês de outubro foi dedicado à devoção do Rosário. Essa devoção, trazida para o Brasil pelos dominicanos e pelos frades franciscanos que tinham grande penetração nos engenhos, foi facilmente assimilada pelos escravos. Durante longo tempo, o rosário foi a liturgia das pessoas simples e dos que não sabiam nem ler nem escrever.

Hoje a oração do rosário continua sendo a oração das pessoas de alma humilde, sejam elas pobres ou ricas, intelectuais ou analfabetas. O rosário, mais que uma oração mariana, é uma oração cristocêntrica, vez que, rezando-o, nós não rezamos a Maria, mas com Maria e através dos mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos, meditamos sobre o nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de seu Filho.

VIANNA, Zélia (2005). Santidade Ontem e Hoje. Salvador: Paróquia de São Pedro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 16 de Novembro de 2018
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)