Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/06/2005 14:45

Nos Estados Unidos, sedentarismo é considerado epidemia

Agência Notisa

A incapacidade de locomoção e do pleno exercício de funções básicas ao final da vida pode provocar o isolamento do idoso. O cotidiano torna-se cansativo, já que tarefas simples exigem grande esforço e força de vontade por parte do paciente. O fisioterapeuta Allan M. Jette, professor da Universidade de Boston, estuda, há mais de 20 anos, formas de prevenir ou reduzir o impacto das incapacidades funcionais no cotidiano do idoso. “Nos primeiros Congressos que participei este tema não chamava a atenção, já que, para a maioria, não havia prevenção para as chamadas ‘doenças da velhice’”, disse o pesquisador.

Segundo Jette, o primeiro passo para que o assunto fosse tratado com a atenção que merece foi um parecer da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estabeleceu termos técnicos relativos ao conceito de incapacidade – antes visto como algo subjetivo – criando padronização e unidade entre os pesquisadores da área. ”Segundo a classificação da OMS, limitação é a dificuldade para exercer tarefas, enquanto a restrição de participação se configura como problema no envolvimento das pessoas no meio social. Neste contexto, fazer com que o idoso se levante da cadeira execute tarefas em casa é bem mais simples do que inseri-lo novamente em seu ambiente cotidiano”, afirmou.



Como política pública, a prevenção da incapacidade no fim da vida se torna prioridade à medida que o indivíduo deixa de participar ativamente da sociedade. A atividade física é o principal mecanismo, atualmente, para evitar doenças e complicações na velhice. “Hoje pregamos o envelhecimento ativo, mas precisamos criar estratégias de prevenção capazes de causar impacto na população”, disse o fisioterapeuta. Para ele, a falta de exercícios físicos ao longo da vida contribui para uma vida sedentária na velhice.

Nos Estados Unidos, o sedentarismo é considerado uma epidemia, já que a grande maioria da população não possui uma rotina que inclua atividades físicas. “Temo que outros países sejam atacados por esse mal. Em muitos, o grande número de lojas de fast-food me assusta. Mas o próprio desenvolvimento das grandes cidades não contribui para uma cultura de valorização de uma vida saudável”, ressalta o fisioterapeuta. Em um estudo para analisar o impacto dos exercícios na qualidade de vida e saúde dos idosos com osteoartrite no joelho, ele constatou que, dentre os 215 idosos pesquisados, a grande maioria respondeu positivamente à atividade física, com diminuição da dor e melhora na função motora.

O medo da queda é um dos pontos mais questionados pelos idosos nas pesquisas realizadas por Jette. “Muitos temem a atividade física devido ao receio de cair e machucar-se. Para que este comportamento mude é preciso esforço da comunidade médica. Este tema deve ser encarado como questão de saúde pública. Prevenir complicações na velhice é muito mais simples e menos dispendioso do que tratar e manter idosos incapazes”, concluiu.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)