Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019

Últimas Notícias

30/06/2005 14:45

Nos Estados Unidos, sedentarismo é considerado epidemia

Agência Notisa

A incapacidade de locomoção e do pleno exercício de funções básicas ao final da vida pode provocar o isolamento do idoso. O cotidiano torna-se cansativo, já que tarefas simples exigem grande esforço e força de vontade por parte do paciente. O fisioterapeuta Allan M. Jette, professor da Universidade de Boston, estuda, há mais de 20 anos, formas de prevenir ou reduzir o impacto das incapacidades funcionais no cotidiano do idoso. “Nos primeiros Congressos que participei este tema não chamava a atenção, já que, para a maioria, não havia prevenção para as chamadas ‘doenças da velhice’”, disse o pesquisador.

Segundo Jette, o primeiro passo para que o assunto fosse tratado com a atenção que merece foi um parecer da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estabeleceu termos técnicos relativos ao conceito de incapacidade – antes visto como algo subjetivo – criando padronização e unidade entre os pesquisadores da área. ”Segundo a classificação da OMS, limitação é a dificuldade para exercer tarefas, enquanto a restrição de participação se configura como problema no envolvimento das pessoas no meio social. Neste contexto, fazer com que o idoso se levante da cadeira execute tarefas em casa é bem mais simples do que inseri-lo novamente em seu ambiente cotidiano”, afirmou.



Como política pública, a prevenção da incapacidade no fim da vida se torna prioridade à medida que o indivíduo deixa de participar ativamente da sociedade. A atividade física é o principal mecanismo, atualmente, para evitar doenças e complicações na velhice. “Hoje pregamos o envelhecimento ativo, mas precisamos criar estratégias de prevenção capazes de causar impacto na população”, disse o fisioterapeuta. Para ele, a falta de exercícios físicos ao longo da vida contribui para uma vida sedentária na velhice.

Nos Estados Unidos, o sedentarismo é considerado uma epidemia, já que a grande maioria da população não possui uma rotina que inclua atividades físicas. “Temo que outros países sejam atacados por esse mal. Em muitos, o grande número de lojas de fast-food me assusta. Mas o próprio desenvolvimento das grandes cidades não contribui para uma cultura de valorização de uma vida saudável”, ressalta o fisioterapeuta. Em um estudo para analisar o impacto dos exercícios na qualidade de vida e saúde dos idosos com osteoartrite no joelho, ele constatou que, dentre os 215 idosos pesquisados, a grande maioria respondeu positivamente à atividade física, com diminuição da dor e melhora na função motora.

O medo da queda é um dos pontos mais questionados pelos idosos nas pesquisas realizadas por Jette. “Muitos temem a atividade física devido ao receio de cair e machucar-se. Para que este comportamento mude é preciso esforço da comunidade médica. Este tema deve ser encarado como questão de saúde pública. Prevenir complicações na velhice é muito mais simples e menos dispendioso do que tratar e manter idosos incapazes”, concluiu.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 22 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
09:21
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)