Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2019

Últimas Notícias

10/08/2007 16:24

Norte-americano segue de Lima a Curitiba de bicicleta

Marcelo Fernandes, do Diário Corumbaense
Diario CorumbaenseDiario Corumbaense

O norte-americano de origem vietnamita David Xuan Nam Nghiem, 31 anos, está próximo de concretizar um sonho de pelo menos seis anos: conhecer Curitiba, capital paranaense e propalada mundialmente como “Cidade Modelo” do Brasil. “Li muitas coisas boas sobre a cidade, que é de muito progresso, de vida civilizada e com qualidade de vida. Curitiba me parece ser como Seatlle, nos Estados Unidos”, observou.

A viagem dos Estados Unidos ao Brasil tinha tudo para ser considerada banal por trazer mais um turista para conhecer o “País Tropical”. Contudo, Dave, como é chamado, fez da bicicleta seu meio de transporte. Com ela cruzou Peru e Bolívia e chegou a Corumbá na última quarta-feira, 09 de agosto, após quase três mil quilômetros de pedaladas.

Ao Diário Corumbaense, o jovem engenheiro genético e biomédico, que trabalhou na Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) contou que a bicicleta foi construída por ele mesmo para a “nova aventura” pela América do Sul. “Fiz em aço, é personalizada”, disse explicando que o veículo e todos os pertences - utilizados na longa jornada – pesam 80 quilos. “Quando tiro a água; barraca e o saco de dormir, ela fica pesando 53 quilos”, observou.

David contou que a chegada a Corumbá tornou realidade um sonho de mais de duas décadas. “Tinha 10 anos quando estudei o Brasil e fiquei fascinado com a cultura e a gente desse país. Achei interessante também como as diversas culturas se mesclavam”, confidenciou o ciclista alternando palavras em inglês e espanhol, auxiliado pelo tradutor e professor de Inglês, Carlos Jorge Rojas Oliva. “Agora quero aprender o português”, revelou.

A primeira vez O aventureiro americano disse que é a segunda vez que viaja pela América da Sul e desde a primeira incursão, em 2001, tenta chegar ao Brasil e, consequentemente, a Curitiba. “Em 2001 peguei um avião em New Jersey até Lima, no Peru, de lá segui viagem de bicicleta até a Bolívia,onde parou. Lá conheci uma jovem boliviana, que reencontrei agora; seis anos depois, ela está até casada”, lembrou.

Para esta segunda tentativa, o engenheiro contou que guardou dinheiro por dois anos para chegar ao Brasil de bicicleta. “Fui de avião de New Jersey até Lima, no Peru, e lá comecei, em 1º de fevereiro, a minha viagem de bicicleta rumo ao Brasil e a Curitiba”, enfatizou.

“É muito interessante; conheço pessoas, que nos ajudam; dão dicas de locais para visitar. Assim fico mais perto da cultura e dos costumes de cada povo”, explicou dizendo não usar guias turísticos por preferir o contato mais direto com a população, que lhe passa orientações de locais que deve visitar e das estradas que deve seguir para continuar a viagem. Ele também se orienta por mapas e guias rodoviários.

“Quando estava nos Andes peruanos, a estrada era de chão e íngreme, tive de subir empurrando a bicicleta, por quase 4 mil metros, acabei desmaiando. Em outra situação um dos pneus furou e fiquei horas esperando passar alguém na estrada”, disse ao relembrar acontecimentos de sua “Nova Aventura” nestes seis meses. Para dormir usa uma barraca e um sleeping-bag.

Toda a viagem até Curitiba – que deve finalizar com 4,5 mil quilômetros é documentada, por David, em fotos digitais e vídeos que deverão servir para um documentário do canal Discovery Channel.


Ficar no Brasil- Pedalando aproximadamente 10 horas por dia e cerca de 100 quilômetros diários – distância que depende muito do terreno – David, que deixa Corumbá nesta manhã, espera chegar a Curitiba em três semanas.

Na cidade brasileira considerada “Modelo”, Dave espera fixar residência por pelo menos dois anos, mesmo sem conhecer ninguém no Paraná. “Quero morar em Curitiba; aprender o português, ser empresário lá. Tenho interesses em conhecer a cultura. O norte-americano afirmou que não fica preocupado por não ter referências no Brasil. “Faço amigos com facilidade”, contou ao ressaltar que em Corumbá também teve o auxílio do empresário Rogério Torres, que o hospedou por três dias no prédio da Imagem Sat e da Skill Idiomas. Dave ainda pretende seguir rodando o mundo, quer conhecer também a China e a Rússia.

David Xuan mantém uma página na internet onde relata (em inglês) as experiências vividas durante a jornada ciclística. O endereço é: http://davesnewadventure.wordpress.com .

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 20 de Abril de 2019
Sexta, 19 de Abril de 2019
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do dia
Quinta, 18 de Abril de 2019
10:00
Receita do dia
07:16
Paraiso das Águas/Chapadão do Sul
Quarta, 17 de Abril de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)