Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Norte-americano segue de Lima a Curitiba de bicicleta

Marcelo Fernandes, do Diário Corumbaense - 10 de agosto de 2007 - 16:24

Diario Corumbaense
Diario Corumbaense

O norte-americano de origem vietnamita David Xuan Nam Nghiem, 31 anos, está próximo de concretizar um sonho de pelo menos seis anos: conhecer Curitiba, capital paranaense e propalada mundialmente como “Cidade Modelo” do Brasil. “Li muitas coisas boas sobre a cidade, que é de muito progresso, de vida civilizada e com qualidade de vida. Curitiba me parece ser como Seatlle, nos Estados Unidos”, observou.

A viagem dos Estados Unidos ao Brasil tinha tudo para ser considerada banal por trazer mais um turista para conhecer o “País Tropical”. Contudo, Dave, como é chamado, fez da bicicleta seu meio de transporte. Com ela cruzou Peru e Bolívia e chegou a Corumbá na última quarta-feira, 09 de agosto, após quase três mil quilômetros de pedaladas.

Ao Diário Corumbaense, o jovem engenheiro genético e biomédico, que trabalhou na Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) contou que a bicicleta foi construída por ele mesmo para a “nova aventura” pela América do Sul. “Fiz em aço, é personalizada”, disse explicando que o veículo e todos os pertences - utilizados na longa jornada – pesam 80 quilos. “Quando tiro a água; barraca e o saco de dormir, ela fica pesando 53 quilos”, observou.

David contou que a chegada a Corumbá tornou realidade um sonho de mais de duas décadas. “Tinha 10 anos quando estudei o Brasil e fiquei fascinado com a cultura e a gente desse país. Achei interessante também como as diversas culturas se mesclavam”, confidenciou o ciclista alternando palavras em inglês e espanhol, auxiliado pelo tradutor e professor de Inglês, Carlos Jorge Rojas Oliva. “Agora quero aprender o português”, revelou.

A primeira vez O aventureiro americano disse que é a segunda vez que viaja pela América da Sul e desde a primeira incursão, em 2001, tenta chegar ao Brasil e, consequentemente, a Curitiba. “Em 2001 peguei um avião em New Jersey até Lima, no Peru, de lá segui viagem de bicicleta até a Bolívia,onde parou. Lá conheci uma jovem boliviana, que reencontrei agora; seis anos depois, ela está até casada”, lembrou.

Para esta segunda tentativa, o engenheiro contou que guardou dinheiro por dois anos para chegar ao Brasil de bicicleta. “Fui de avião de New Jersey até Lima, no Peru, e lá comecei, em 1º de fevereiro, a minha viagem de bicicleta rumo ao Brasil e a Curitiba”, enfatizou.

“É muito interessante; conheço pessoas, que nos ajudam; dão dicas de locais para visitar. Assim fico mais perto da cultura e dos costumes de cada povo”, explicou dizendo não usar guias turísticos por preferir o contato mais direto com a população, que lhe passa orientações de locais que deve visitar e das estradas que deve seguir para continuar a viagem. Ele também se orienta por mapas e guias rodoviários.

“Quando estava nos Andes peruanos, a estrada era de chão e íngreme, tive de subir empurrando a bicicleta, por quase 4 mil metros, acabei desmaiando. Em outra situação um dos pneus furou e fiquei horas esperando passar alguém na estrada”, disse ao relembrar acontecimentos de sua “Nova Aventura” nestes seis meses. Para dormir usa uma barraca e um sleeping-bag.

Toda a viagem até Curitiba – que deve finalizar com 4,5 mil quilômetros é documentada, por David, em fotos digitais e vídeos que deverão servir para um documentário do canal Discovery Channel.


Ficar no Brasil- Pedalando aproximadamente 10 horas por dia e cerca de 100 quilômetros diários – distância que depende muito do terreno – David, que deixa Corumbá nesta manhã, espera chegar a Curitiba em três semanas.

Na cidade brasileira considerada “Modelo”, Dave espera fixar residência por pelo menos dois anos, mesmo sem conhecer ninguém no Paraná. “Quero morar em Curitiba; aprender o português, ser empresário lá. Tenho interesses em conhecer a cultura. O norte-americano afirmou que não fica preocupado por não ter referências no Brasil. “Faço amigos com facilidade”, contou ao ressaltar que em Corumbá também teve o auxílio do empresário Rogério Torres, que o hospedou por três dias no prédio da Imagem Sat e da Skill Idiomas. Dave ainda pretende seguir rodando o mundo, quer conhecer também a China e a Rússia.

David Xuan mantém uma página na internet onde relata (em inglês) as experiências vividas durante a jornada ciclística. O endereço é: http://davesnewadventure.wordpress.com .

SIGA-NOS NO Google News