Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nordeste: nasce a primeira bezerra fertilizada "in vitro

Mapa Imprensa - 07 de junho de 2004 - 14:58

A primeira bezerra gerada por “Fertilização in Vitro” da região Nordeste nasceu na última sexta-feira (04/06), na fazenda Rancho Grande, no município de Entre Rios, a 160km de Salvador. Batizado de “Vivadeus do Ferraz”, o animal é resultado das experiências do Centro de Reprodução Animal da Bahia com o apoio do veterinário Ivo Pivato, da Embrapa Cenargem (Centro Nacional de Recursos Genéticos), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A fertilização in vitro é uma técnica que consiste na aspiração dos ovários de fêmeas de qualidade.Os óvulos então são fertilizados com material recolhido de touros de alto padrão. Os embriões são implantados nos úteros de diversas vacas. Com o procedimento, as fêmeas que geravam apenas um bezerro por ano, poderão gerar uma centena.

As pesquisas na área realizadas pela Embrapa e outros institutos amplificam estudos de biologia básica, biomedicina e transgenia, que podem levar ao nascimento de animais resistentes a doenças e parasitas, além de animais produtores de fármacos. Vivadeus é filha de Trita da Tina, que foi fecundada com o material genético do touro Danado das Manacás, um simental puro de origem (PO).

SIGA-NOS NO Google News