Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nomeado primeiro indígena para o Conselho de Educação

APn - 04 de novembro de 2003 - 06:52

O terena Wanderley Dias Cardoso, gestor da Educação Escolar Indígena, da Coordenadoria de Políticas Específicas da Secretaria de Estado de Educação (SED), será o primeiro índio a assumir como membro do Conselho Estadual de Educação, em seus 26 anos de funcionamento.

Wanderley foi nomeado membro suplente, hoje, no Diário Oficial, pelo governador Zeca do PT e toma posse na próxima sexta-feira, na secretaria, junto com outros três indicados pela SED.

Nascido na aldeia Limão Verde, município de Aquidauana, 31 anos, Wanderley é graduado em história, mestrando em desenvolvimento local e uma liderança representativa dos povos indígenas do Estado. Como gestor da Educação Escolar Indígena ele atua desde janeiro deste ano.

Para a coordenadora de Políticas Específicas em Educação, Terezinha Zandavalle de Figueiredo, a nomeação de Wanderley é um avanço para a educação escolar indígena. “Essa é uma solicitação antiga das comunidades. Wanderley é um estudioso, tem uma trajetória de luta e todas as condições de representar as etnias do Estado. A participação dele no conselho valoriza esses povos”, afirmou.

A conselheira Maria Cristina Possari Lemos também considera a nomeação do gestor um passo importante para intensificar a política educacional voltada às comunidades indígenas, que é diferenciada. Órgão normativo, deliberativo e consultivo da política de educação de Mato Grosso do Sul, o conselho conta com 15 membros titulares e seis suplentes, com mandatos de quatro anos.

Anderson Carvalho - SED

SIGA-NOS NO Google News