Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/04/2016 17:00

Nome Cauã cresce 3.900%; veja os mais comuns

180 Graus

Um levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o nome próprio mais comum no Brasil é Maria. Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras têm esse nome. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. A informação é do Projeto Nomes no Brasil, divulgado pelo Instituto nesta quarta-feira (27).

Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes diferentes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria nomes de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é feminino: Ana.

A compilação do IBGE revela, por meio de gráficos, os nomes mais frequentes por décadas de nascimento desde 1930, permitindo saber quais entraram e saíram de moda em cada período da história. As informações estão organizadas, também, por unidades da federação e municípios. Os gráficos apontam que os nomes Maria e Ana, por exemplo, mantiveram a popularidade em todas as décadas desde o início do levantamento.

Quer conferir quantas pessoas existem no Brasil com o mesmo nome que o seu? Acesse este link e veja a sua "popularidade".

Influências de peso
Uma das informações mais curiosas é a popularização de nomes de celebridades, como Cauã (de Cauã Reymond, ator global) na década de 2000 - o número de bebês com o mesmo nome do ator saltou de pouco mais de duas mil pessoas na década de 1990 para 82,2 mil, no mesmo período em que se lançou na televisão.

Mas esse não é o único nome que se popularizou graças à influência de atores ou personagens famosos. Dara, como era chamada a protagonista da novela Explode Coração, exibida em 1995 no horário nobre da TV Globo, se tornou expressivamente mais popular na época: o nome teve 176 registros na década de 1980, contra 7,6 mil na década seguinte. No esporte não foi diferente: nomes como Romário, Ayrton e Pelé também atingiram picos na época em que esses atletas alcançaram a fama.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)