Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nobel de Química prevê novos remédios contra o câncer

05 de outubro de 2006 - 14:51

O mais recente ganhador do Nobel em Química, Roger Kornberg, afirmou que suas pesquisas, que já são aplicadas em tratamentos terapêuticos e farmacologia, permitirão produzir remédios contra o câncer e outras doenças.

O químico americano recebeu o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão), por seus estudos sobre como as células do organismo humano recebem informações dos genes para produzir proteínas.

Em declarações exclusivas ao jornal "Jerusalem Post", Kornberg, que desde 1986 é catedrático da Universidade Judaica, disse que "já existem muitos tratamentos e remédios em desenvolvimento, alguns já em experimentação e outros já obtidos. E haverá muito mais".

"O entendimento do processo de transcrição de proteínas é fundamental para compreender como as células-tronco evoluem até se especializar em tipos de células com funções definidas em cada um dos órgãos", segundo o júri da Academia Real da Suécia, que concede os Nobel.

Na equipe de 50 pesquisadores da Universidade de Stanford liderada por Kornberg está sua mulher, uma geneticista israelense graduada pela Universidade Judaica.

O pai do químico, Arthur Kornberg, compartilhou o Nobel em Medicina há 47 anos com o professor Severo Ochoa da Universidade de Nova York. Eles também foram agraciados por pesquisas no campo da genética.


Folha Online

SIGA-NOS NO Google News