Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/05/2012 10:38

No presídio de Bataguassu fibra de bananeira é transformada em bolsas, chapéus e enfeites

Brasiluza Neves , noticias ms
AgepenAgepen

Bataguassu (MS) – Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Bataguassu (EPFB) confeccionam chapéus, bolsas, cintos, chaveiros, caixas de presente, porta-joias, entre outros utensílios, a partir da fibra de bananeira.

As peças são montadas utilizando técnicas de trançados e cestaria. Mas para o trabalho, as internas precisam também preparar a fibra da bananeira para o artesanato, processo que envolve desde a separação, lavagem e secagem até o armazenamento das fibras. As artesãs também precisam conhecer as características e corte do tronco da bananeira.



De acordo com a diretora do EPFB, Ligia Maria Asato Dorta, a atividade se tornou realidade na unidade penal graças a um curso ministrado Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre o final de abril e o início deste mês, por meio de parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com o Sindicato Rural da cidade. Quinze internas foram qualificadas para o trabalho.



Durante o curso, que teve carga horária de 80 horas/aula, as internas também foram orientadas quanto às medidas de segurança no trabalho, preservação do meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho.



Conforme a diretora, a atividade terá continuidade no presídio com o auxílio e supervisão do próprio Senar, que fornecerá mensalmente a matéria prima para a produção. “Elas ainda estão produzindo com o material que sobrou do curso, mas assim que acabar o Senar ficou de nos disponibilizar mais”, informa Lígia. A venda das peças é revertida em prol das próprias reeducandas.



Fonte: Agepen/Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)