Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

No país do jeitinho e do silicone

*Manoel Afonso - 25 de novembro de 2014 - 17:07

Manoel Afonso
Manoel Afonso

O título do texto vem da leitura dos jornais e sites com ‘pérolas’ de personagens de todos os naipes. Quem de Naviraí, por exemplo, iria imaginar que contribuiria para que a primeira dama da Câmara Municipal pudesse ficar turbinada de silicone? Marta Suplicy, Idely, Dilma e Cristina Kirchner ‘fazendo escola’.


Impagável também a tese de que Adarico Negromonte, fugitivo da ‘Lava Jato’, com mais de 70 anos não poderia ficar preso. Engraçado, disposição e saúde o irmão do ex-ministro tinha para a roubar a Petrobras. Aliás, quando um dos gatunos da Petrobras se dispõe a devolver 100 milhões de dólares, é fácil prever que o roubo foi muito maior.


Impressiona também a agilidade da justiça para atender aos pedidos de benefícios dos condenados do Mensalão. Até parece justiça de primeiro mundo. Na outra ponta é de dar dó da grande maioria que depende de despachos e sentenças.


Mas os argumentos de Dilma sobre o caso da Petrobrás convencem? E como será seu novo governo? Continuaremos com essa mania de grandeza com 39 ministérios, contra 15 dos Estados Unidos e Alemanha? Só perdemos para o Gabão, com 40. Pode?


E o ano termina, mas as obras do PAC e da Copa não. A transposição do São Francisco é novela para muito tempo, a exemplo de rodovias, portos e aeroportos. Quem vai a Cuiabá confere de perto o festival de gastança do nosso dinheiro.


Dinheiro mesmo quem tem é o BNDES com 2.000 empréstimos no exterior, totalizando 414 bilhões de reais, ou seja, 8,4% do PIB. Dinheiro para os metrôs de Caracas e Panamá, hidrelétrica em Moçambique, aqueduto no chaco argentino, e obras no Perú, Equador e no porto em Cuba. O curioso: o dinheiro e os empréstimos só deixaram de ser secretos graças a uma ação promovida pelo Ministério Público Federal. Como se diz: esconder pra que?


Enquanto Zé Dirceu retorna de seu passeio a São Paulo, o dólar sobe e a economia preocupa para 2015.


O que alivia o povo brasileiro é a certeza do bom futebol desta quarta entre Atlético e Cruzeiro pela Copa do Brasil. E segue a vida.

* Texto de autoria de Manoel Afonso, advogado e jornalista. A coluna semanal, comentários e artigos são publicados em  diversos jornais e sites de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News