Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

No domingo, Corinthians e Palmeiras travam duas batalhas no Pacaembu

FPF - 23 de outubro de 2010 - 08:35

Neste domingo (24), Corinthians e Palmeiras se enfrentam em duas ocasiões. Primeiro pela Copa Sub23, às 13h, e depois pela Série A1 do Campeonato Brasileiro, às 16h. Ambos os confrontos serão realizados no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo.

Campeonato Brasileiro – Série A

Com 50 pontos ganhos, o Corinthians é o terceiro colocado na tabela e briga diretamente pela conquista do título. O jogo marcará a reestreia do técnico Tite no comando do alvinegro. O treinador poderá contar com os retornos do meio-campista Bruno César, que estava machucado, e do volante Jucilei, que foi poupado na última partida.

“O Corinthians tem o costume de jogar no 4-2-3-1, que pode ser utilizado, mas também já jogou com três zagueiros e com losango no meio campo. Mas a minha busca principal é por retomar o padrão que o Corinthians teve. Há dois meses o Corinthians era a equipe mais consistente do futebol brasileiro e favorita ao título, mas se perdeu durante algum tempo. Minha maior missão é retomar isso”, analisou Tite, ao site oficial do clube.

Pelo lado do Palmeiras, a dupla jornada de torneios (Copa Sul-Americana e Brasileiro) provoca um grande desgaste no grupo, que terá vários desfalques para o confronto de domingo. O goleiro Marcos, o lateral-direito Vítor e o atacante Ewerthon integram o departamento médico e não jogam. Além destes, o zagueiro Maurício Ramos, os volantes Pierre e Rivaldo e o meio-campista Valdívia são dúvidas.

Humilde, o atacante Kléber descarta qualquer tipo de favoritismo por parte de sua equipe e acredita em um confronto equilibrado. \"Não vejo o Palmeiras como favorito. Nós até podemos aproveitar que eles estão vivendo um momento mais delicado, mas em clássico isso pesa muito pouco. Muitas vezes o time que está pior dá a volta por cima, vencendo um clássico. Acredito num jogo equilibrado e bem disputado\", completou, ao site do Palmeiras.

O alviverde ocupa a 10ª colocação do nacional, empatado com o São Paulo, com 44 pontos, mas este leva vantagem, graças aos critérios de desempate.

Copa Sub 23

Na Copa Sub23, as duas equipes vêm de derrotas na última rodada. O Palmeiras perdeu para o Atlético (MG) por 4 a 1, em Jaguariúna, e o Corinthians foi goleado pelo Vasco por 4 a 0, em São Januário.

Sem chances de avançar para as semifinais da competição, o alviverde tem quatro pontos e ocupa a quarta colocação do Grupo A. Como só os dois primeiros de cada chave se classificam, a equipe não tem condições de superar o número de pontos de Internacional e Vasco, que somam 12 e 11, respectivamente.

Já o alvinegro do Parque São Jorge está na terceira posição do Grupo B, empatado com o Santos, com seis pontos (apenas três atrás do líder, Atlético-MG). O time precisa vencer o arquirrival para continuar na disputa, e torcer contra a equipe da Vila Belmiro, que pega o Internacional fora de casa, também no domingo.

Em caso de chuva no horário do jogo, este será transferido para outra data, para preservar o gramado do Pacaembu.

93 anos de rivalidade

A partida deste domingo (24) entre Corinthians e Palmeiras será a de número 334 na história do confronto. Em 93 anos de história do dérbi foram 120 vitórias palmeirenses, 100 empates e outras 113 vitórias dos alvinegros.

Heitor é o maior artilheiro palmeirense do confronto. Centroavante dos anos 10 e 20, o goleador marcou 16 dos 489 gols contra o maior rival. Do lado alvinegro, Cláudio Christovam de Pinho, ponta-direita dos anos 40 e 50, anotou 24 dos 446 gols marcados contra a equipe do Palestra Itália.

Foi no dia 6 de maio de 1917 que, pela primeira vez, alvinegros e alviverdes se enfrentaram. Com três gols de Caetano, o Palmeiras goleou o Corinthians por 3 a 0 no estádio Palestra Itália e marcou o nome para sempre na história do clássico de maior rivalidade do estado de São Paulo.

Pelo Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Corinthians já se encontraram em 36 oportunidades com um grande equilíbrio. De 1971 para cá foram 12 vitórias do Palmeiras, dez do Corinthians e mais 14 empates. No último confronto um empate por 1 a 1, no mesmo estádio do Pacaembu, foi o resultado do clássico. Jorge Henrique e Edinho marcaram os gols da partida válida pela 12ª rodada do Brasileirão deste ano.

Dois ex-jogadores defenderam ambos os clubes e recordaram algumas situações marcantes em suas carreiras.

O ex-atacante, Nilson Esídio, defendeu os dois times na década de 1990 e lembrou-se dos fortes elencos que acompanharam suas passagens. “Tive a felicidade de jogar nas duas equipes e me adaptei muito bem em ambas. No Corinthians, em 92, peguei um grupo muito forte, com Neto, Tupãzinho e Viola. O Palmeiras da ‘Era Parmalat’, em 95, era quase uma seleção, pois só tinha jogadores consagrados, como o Velloso, Cafu, Antônio Carlos, Roberto Carlos, Rivaldo e Mancuso”, destacou o ex-jogador.

Outro veterano que passou pelos rivais, o ex-centroavante da Seleção Brasileira, Luizão, lembrou de como era bom disputar o clássico. \"Sempre foi emocionante jogar pelos dois lados. Palmeiras e Corinthians fazem o maior clássico de São Paulo e a rivalidade é grande. Tive alegrias e tristezas pelos dois lados. Sou um privilegiado por ter jogado nos dois times\", garantiu o ex-atacante, antes de falar sobre o dérbi que mais lhe marcou, enquanto defendia o Corinthians. \"A maior lembrança que tenho desse confronto, infelizmente é negativa. A semifinal da Copa Libertadores de 2000, onde fomos eliminados nos pênaltis, foi muito marcante em minha carreira\"

Ficha Técnica

Corinthians: Julio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.
Técnico: Tite.

Palmeiras: Deola; Márcio Araújo, Fabrício, Danilo e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Valdívia; Luan e Kléber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR/FIFA), Carlos Berkenbronck (SC/FIFA) e Gilson Bento Coutinho (PR).
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacembu), em São Paulo.
Data e hora: Dia 24 (domingo) às 16h.

SIGA-NOS NO Google News