Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

No “distritão”, mais idoso será eleito em caso de empate, prevê relator

Agência Câmara - 17 de agosto de 2017 - 15:00

O novo parecer apresentado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), relator da comissão especial que discute mudanças infraconstitucionais no sistema eleitoral, prevê que no chamado “distritão” serão eleitos os candidatos mais votados, até o número total de representantes do estado, do Distrito Federal ou do município. Em caso de empate, será eleito o mais idoso.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) argumentou que, com o voto majoritário, deveria acabar a figura do suplente do mesmo partido. “Se são 20 candidatos a deputado federal, os 10 mais votados serão eleitos, e os dez votados em sequência serão suplentes. Não haverá mais suplente de partido”, opinou.

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) avaliou que a comissão especial deve discutir as regras para o “distritão” apenas se o modelo for confirmado pelo Plenário. Nesta tarde, foi concluída a votação de proposta de emenda à Constituição (PEC 77/03) que altera as regras eleitorais e estabelece o financiamento público de campanha. A data de votação em Plenário ainda será definida.

SIGA-NOS NO Google News