Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

No Dia Mundial sem Tabaco, Rio proíbe fumo

Paulo Virgílio/ABr - 31 de maio de 2008 - 11:21

Rio de Janeiro - Entrou em vigor hoje (31), Dia Mundial Sem Tabaco, o decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro que proíbe o fumo em locais coletivos fechados, públicos ou privados. Com o decreto, só será permitido que as pessoas fumem em áreas externas de prédios e estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, o que na prática significa o fim dos chamados “fumódromos”.

Segundo a gerente do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Sabrina Pressman, o objetivo do decreto é proteger a saúde da população, já que as doenças provocadas pelo fumo passivo são a terceira causa de mortes evitáveis no mundo.


“A gente sabe que a fumaça fica retida nos locais fechados. Não existe um sistema de ventilação eficiente para eliminar os malefícios do fumo passivo” afirma. Ela acrescenta que, em muitos locais, os “fumódromos” não passam de uma divisão imaginária numa mesma sala, “como se a fumaça fosse capaz de ler aquela placa que diz que ali é proibido fumar”.

Fiscais da Vigilância Sanitária Municipal estarão, a partir deste sábado, notificando e autuando os estabelecimentos que não cumprirem a nova lei. No início, o trabalho terá um caráter educativo, de orientação sobre a medida. No entanto, qualquer pessoa já pode denunciar à Vigilância Sanitária locais onde o fumo está sendo praticado em ambientes fechados, pelo telefone 2503-2280.

Ainda dentro da programação do Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde montou estandes neste fim de semana, no calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, em frente à Rua Siqueira Campos, na zona sul, e na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte. Os fumantes que passarem por esses locais até as 14h, hoje e amanhã, podem medir o nível de monóxido de carbono no pulmão e ser examinados por um estomatologista, para diagnosticar possíveis lesões na boca decorrentes do fumo.


A Prefeitura do Rio oferece tratamento gratuito contra o tabagismo em 76 unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Os endereços e telefones das unidades estão disponíveis na internet, no site www.saude.rio.rj.gov.br.



SIGA-NOS NO Google News