Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/04/2010 07:22

No Dia Mundial do Circo, o ator Marcos Frota fala da magia de seu ofício

Kelly Oliveira, Agência Brasil

Brasília - O circo é o lugar de expressão dos loucos, dos socialmente desajustados, daqueles que não têm lugar na família, no colégio, no trabalho. A afirmação foi feita pelo ator Marcos Frota no Dia Mundial do Circo, comemorado onteme (17).



O ator, que está na cidade com sua companhia para fazer apresentações em comemoração ao cinquentenário de Brasília, concordou em falar à Agência Brasil, sobre o que representa a arte circense.



“Tradicionalmente, as classes desfavorecidas sentem muito desconforto para frequentar um teatro, ir a uma orquestra, por exemplo. No circo eles se sentem completamente à vontade. É da vocação do circo ir ao encontro do povo”.

Segundo ele, essa inclusão tem dois sentidos: a atividade está voltada para o povo e pode ser exercida por qualquer pessoa. o de que qualquer pessoa pode ser um artista de circo, na visão de Frota.



“Aqui no Brasil, não precisa ser formado, bonito, feio, preto ou branco. Qualquer pessoa pode ser de circo. Usar o circo como instrumento de inclusão é apenas dar ênfase à vocação dos artistas”.

O ator também comemora 25 anos de carreira no circo e dez 10 anos da companhia, que oferece oficinas para crianças e adolescentes durante o dia. “A Unicirco explora todas as possibilidades que o circo oferece enquanto espaço, linguagem, estética, história”. O próximo sonho que o ator quer tornar realidade é filmar um longa-metragem com um história que se passe no circo.

Frota disse que atualmente em vez de vender ingressos prefere fazer parcerias com empresas. Para os espetáculos em Brasília, os Correios entregaram 10 mil ingressos gratuitamente nas cidades periféricas de Brasília. Também foram distribuídos ingressos em escolas e associações. Quem não tem convite e quiser assistir aos espetáculos, pode comprar R$ 5 em produtos da Nestlé.



“O êxito financeiro do circo para mim seria apenas uma repetição. Quero entender melhor essa vocação de ser um projeto artístico com atitude social e não um projeto artístico para o êxito comercial”.



O ator também destacou que o circo, nesta temporada, está em área nobre da cidade: perto do Museu da República e da Biblioteca Nacional. “Para mim é uma honra estar aqui, no dia do aniversário dos 50 anos. Ainda mais ao lado de monumentos arquitetônicos de Brasília. Estou encantado com essa possibilidade”.

O ator acrescentou que a população de Brasília não deve sentir vergonha da situação política, mas sim aproveitar a programação cultural do aniversário da capital federal. “Brasília é muito mais do que uma questão política, circunstancial. É uma cidade do futuro que vai discutir os grandes temas da humanidade. É a capital de todos os brasileiros, porque todos ajudaram a construir Brasília e vieram para cá”, disse.

“Espero que o povo de Brasília saia às ruas, venha ver o espetáculo. Não fique com vergonha do aniversário. Passeiem pela Esplanada dos Ministérios. Tenham por Brasília o respeito que ela merece”.



Edição: Tereza Barbosa

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)