Cassilândia, Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Últimas Notícias

15/10/2019 09:18

No Dia do Professor, o que temos a comemorar?

Profa Dra. Rosemeire Farias
No Dia do Professor, o que temos a comemorar?

Li muitas manifestações acerca da profissão professor e o que temos a comemorar no dia destinado ao Professor.

Algumas manifestações são mais firmes e negativas; outras mais positivas e otimistas; outras de descrédito e desânimo.

O fato é que temos um desafio maior, sim, a enfrentar no contexto atual, em que gritantemente parece que o professor virou um dos inimigos da “Pátria do Bem”. Primeiro, questiono o que seria a “Pátria do Bem” para os que defendem tal posicionamento. Segundo, por que o professor é um inimigo se ele está sempre trabalhando para inserir o aluno no mundo do conhecimento, para que possa se preparar para enfrentar os desafios de sua sociedade e de seu tempo, sendo mais crítico e reflexivo. Será que é por isso que o professor é o inimigo? Por que abre os olhos e prepara os alunos? Pode ser.

Claro que, se o professor não tiver boas condições de trabalho e valorização, não conseguirá ter êxito na sua missão. Mesmo assim, com poucas condições, muitos professores fazem milagres.

É notório que o discurso de desqualificação do professor está muito forte, o que é pior: foi institucionalizado. Nesse contexto, faço mais uma pergunta: como um País vai crescer e desenvolver se não valorizar e respeitar os professores?

É preciso incentivar o professor a sempre aprimorar os seus conhecimentos, buscando reciclar e investir em pesquisas. Todavia, se o País não investe em pesquisa e não ampara o professor, como este dará conta de cumprir a sua missão?

A resposta a esses questionamentos é a seguinte: SEM VALORIZAÇÃO E INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO NÃO HÁ COMO DESENVOLVER. O País está dando um tiro na testa e no pé. Todos os países desenvolvidos investiram muito em educação. Só no Brasil que se pensa que a educação é um gasto desnecessário.
“Bolas”, com esse pensamento vamos caminhar para trás e não para frente. Retrocederemos.

Mesmo diante dos reiterados ataques, vou continuar acreditando que temos, sim, o que comemorar. Temos força e conhecimento para resistir e continuar a nossa luta. As pessoas nos cargos passam, nosso conhecimento é permanente. Procuro aprimorar o meu diariamente.

O que é melhor de tudo: tenho o reconhecimento dos meus alunos que constantemente me dedicam palavras de valorização e respeito. É pensando neles e na luta que ainda tenho que enfrentar que comemorarei o Dia do Professor, com fé de que dias melhores virão.

Parabéns, Colegas, não vamos desanimar, porque a batalha ainda será muito grande e precisamos estar fortes. Então, unimo-nos para não deixarmos que a educação sucumba!

Avante!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 28 de Maio de 2020
Quarta, 27 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)