Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/04/2009 08:45

No céu todos os dias são azuis

Helena Chagas *

Brasília - Marcito dizia que a única coisa boa que só existia no Brasil, e em nenhum outro lugar, era jabuticaba. Inventou os “sábados azuis”, dia em que se recusava a dar más notícias e buscava um fato ou experiência positiva para contar em sua coluna da página 4 de O Globo. Irritou dezenas (centenas?) de políticos com sua crítica ferina e humor cáustico, sem nunca perder a elegância do texto. Escrevia, por exemplo, que, do partido tal ou do político fulano de tal, não compraria um carro usado. E aí, da sua maneira, dizia tudo.

Tive a honra e o prazer de ser interina de Márcio Moreira Alves por quase cinco anos na coluna do Globo. Ainda inexperiente e insegura como colunista, intimidada diante da responsabilidade de substituir e escrever no mesmo espaço daquele personagem da história do Brasil, no começo pensei até em desistir. Até um dia em que ele chegou e disse: “Você agora pegou o jeito. Fez uma coluna gozando da cara de todo mundo...”. Todo mundo ali era o Congresso, os políticos, o establishment no poder. Foi a melhor lição de colunismo político que poderia ter tido.

Convivi com o Marcito galante, bem humorado, leve, cheio de tiradas inteligentes e histórias boas para contar. A bala perdida que o acertou em Alagoas numa cobertura jornalística, as crises políticas, os canalhas que conheceu... Até os episódios mais dramáticos, como a saída do país após o discurso que serviu de pretexto para a decretação do AI-5 e os duros anos de exílio, ele contava com leveza e bom humor. Cassado, perseguido, exilado, Marcito não tinha traço de amargura nem ao falar do passado. Aliás, preferia falar do presente e do futuro, contar as viagens maravilhosas que fez e ainda faria, brincar com alguém na redação. Não era um personagem da história fazendo pose e vivendo um papel. Era um repórter brilhante, um colega divertidíssimo, um homem encantador. Adorava a vida e sabia viver bem – até ser alcançado pela doença.

Vai, Marcito, carregando as suas jabuticabas. Para você, no céu, todos os dias serão azuis.


Helena Chagas *
Diretora de Jornalismo da EBC

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)