Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/05/2016 07:00

No ano do centenário do poeta, Manoel de Barros vira enredo na Sapucai

Luana Rodrigues, Campo Grande News
Manoel de Barros em foto de Marcelo Buainain.Manoel de Barros em foto de Marcelo Buainain.

 

A Império Serrano anunciou hoje à tarde que o poeta Manoel de Barros será o tema da escola no Carnaval de 2017. O enredo “Meu quintal é maior que o mundo” será uma homenagem à poesia do escritor que completaria 100 anos em dezembro de 2016 e também ao Pantanal.

O título é inspirado em um verso do poema “O Apanhador de desperdícios”: “Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos/ Tenho abundância de ser feliz por isso/ Meu quintal é maior do que o mundo/ Sou um apanhador de desperdícios/ Amo os restos/ como as boas moscas/ Queria que a minha voz tivesse um formato de canto/ Porque eu não sou da informática/ eu sou da invencionática/ Só uso a palavra para compor meus silêncios”.

O carnavalesco Marcus Ferreira, estreante na escola, parece animado com a criação do desfile. Em sua página no Facebook, ele disse que 2017 será um recomeço para a escola da Serrinha. "Voltaremos a uma essência que a escola necessita no momento, e que como artista vejo que teremos a possibilidade de se reinventar", escreveu exaltando a brasilidade de Manoel.

Há sete anos fora do Grupo Especial, em 2017 a Império Serrano volta ao lado das melhores escolas e será a quarta a desfilar no Sambódromo, no sábado de Carnaval, tentando novamente o título da série A.

Poeta do Pantanal - Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. O coração parou, depois de 6 meses em estado de ruína, como ele mesmo definia os efeitos dos 97 anos de idade.

A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada “Poemas Concebidos sem Pecado”. Virou o autor que mais vendeu poesias no País.

A escola - Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, uma das maiores torcidas do carnaval carioca. Foi campeã do Grupo Especial por nove vezes do grupo de acesso 3 vezes e foi 10 vezes vice-campeã.

Sua origem é a Serrinha, embora sua sede atualmente se localize na Avenida Ministro Edgar Romero, ao lado da Estação Mercadão de Madureira. A escola tem como padroeiro o santo São Jorge.

Sua história é coroada por sambas considerados clássicos do samba enredo como “Aquarela Brasileira”, “Exaltação a Tiradentes”, “Os Cinco Bailes da História do Rio”, “Heróis da Liberdade”, “Bumbum paticumbum Prugurundum”, e “O Império do Divino”.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)