Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/04/2011 08:09

Nível de iodo radioativo no mar próximo à usina no Japão é 5 milhões de vezes superior à taxa legal

Agência Lusa

Brasília - O nível de iodo radioativo nas águas do mar próximo à Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, é cinco milhões de vezes superior ao limite legal. As informações são da empresa concessionária que administra a usina, a Tepco. De acordo com a Tepco, o nível de césio 137 nas águas do mar, próximas à central, é 1,1 milhões de vezes superior ao limite legal.

A companhia informou ainda que enquanto o iodo 131 tem uma vida média relativamente breve, de oito dias, o período de semidesintegração do césio 137 é de 30 anos. Uma amostra recolhida ontem (4) em uma área próxima ao reator 2 revelou uma concentração excessiva de iodo, e as análises também mostraram uma presença de césio 137.

No último sábado (2), a empresa havia informado que a concentração de I-131 era ainda maior, 7,5 milhões de vezes superior ao limite legal. Os técnicos que trabalham em Fukushima tentam conter a água contaminada, da usina, que vaza para o mar. A suspeita é que o reator 2 da usina esteja com rachaduras.

Várias zonas das unidades 1, 2 e 3 de Fukushima estão inundadas com água contaminada. De acordo com perito, isso dificulta os esforços dos operários para tentar esfriar os reatores atômicos, danificados depois do terremoto seguido por tsunami, no último dia 11. Ontem a Tepco começou uma operação para lançar ao mar 11,5 mil toneladas de água com um nível de radioatividade 100 mil vezes superior ao limite legal, proveniente das unidades 1 e 3.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)