Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nicolau dos Santos Neto pede habeas corpus ao Supremo

STF - 16 de março de 2005 - 09:08

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um Habeas Corpus (HC 85631) impetrado em favor do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, preso atualmente em regime domiciliar, contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão remete ação penal contra ele ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região para julgamento de apelações.

A defesa de Nicolau dos Santos Neto afirma que o STJ afastou sua própria competência para julgar as apelações interpostas na ação penal. Argumenta que por força da redação dada pela Lei 10.628/02 ao Código de Processo Penal, prevalece a competência especial por prerrogativa de função, ainda que a ação judicial seja iniciada após o término do exercício da função pública.

Assim, segundo o HC, o magistrado afastado estaria sendo prejudicado no que diz respeito à garantia prevista no artigo 5º, LIII, da Constituição Federal: "ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente".

Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP), foi acusado de vários crimes em decorrência da construção da sede do Tribunal.

SIGA-NOS NO Google News