Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Neto de João Goulart diz que anistia é desagravo público

Yara Aquino, ABr - 15 de novembro de 2008 - 16:20

Natal - O neto no ex-presidente João Goulart, deposto pela ditadura militar em 1964 e reconhecido hoje (15) pelo governo como anistiado político Cristhofer Goulart afirmou que o ato representa um “desagravo público para um presidente constitucional que foi deposto por um golpe inconstitucional”.

A decisão de anistiar João Goulart foi tomada durante julgamento da Comissão de Anistia Política do Ministério da Justiça, realizado em Natal (RN), durante a 20ª Conferência Nacional dos Advogados do Brasil.

Ele, lembrou que Jango, como era conhecido o avô, foi o único presidente brasileiro a morrer no exílio. “Que o Brasil preste uma homenagem àquele presidente que sequer teve luto oficial na data do seu falecimento. Morreu em 1976, e o silêncio foi a versão oficial do governo ditatorial que na época tinha medo da comoção popular pela morte daquele que era a personificação da queda da democracia brasileira.”

A viúva do ex-presidente, Maria Tereza Goulart, responsável pelo pedido de anistia a Jango, também foi anistiada. Ela receberá reparação econômica na forma de pensão mensal, além de uma indenização.

Jango foi eleito vice-presidente de Jânio Quadros em 1960. No ano seguinte, com a renúncia de Quadros, assumiu a presidência e foi deposto em 1964 pelos militares que então assumiram o poder. O ato marcou o início da ditadura militar no país.

O ex-presidente teve os direitos políticos cassados por dez anos e partiu para o exílio, onde permaneceu até sua morte em 1976, na Argentina. Antes, viveu no Uruguai.

SIGA-NOS NO Google News