Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Neste mês 8 milhões de bovinos serão vacinados em MS

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 03 de maio de 2009 - 11:12

Com início no dia 1º a campanha de vacinação contra aftosa deve atingir até o fim deste mês 8 milhões de bovinos com até 24 meses nas regiões do Pantanal e Planalto sul-mato-grossense.

Segundo o Ministério da Agricultura, até 31 de maio, haverá vacinação oficial nos assentamentos rurais, aldeias indígenas e pequenas propriedades, pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

O órgão fará, ainda, vacinação acompanhada (o produtor compra a vacina e o Iagro acompanha a aplicação) nas propriedades consideradas de maior risco para a aftosa, além de fiscalizar a recepção, conservação e comercialização das vacinas nas lojas de produtos veterinários.

Os produtores devem comprovar a vacinação do rebanho por meio de declaração em qualquer unidade da Iagro, até 15 dias após a compra da vacina.

Alta Vigilância – Em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, que ficam na fronteira com Paraguai e Bolívia (Zona de Alta Vigilância), a primeira etapa da campanha nacional contra a doença teve início em abril. Até 15 de maio devem ser vacinados cerca de 800 mil animais de 12 municípios de Mato Grosso do Sul.

A equipe da Iagro, que aplica as vacinas, também emite as declarações na data da aplicação. A próxima etapa de vacinação na Zona de Alta Vigilância será em outubro. (Com informações da assessoria de imprensa).

SIGA-NOS NO Google News