Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nesta quinta começa a 17ª Edição do Fegams

Aline Kraemer - 12 de julho de 2006 - 08:14

O Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG-MS) e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, de São Gabriel do Oeste, realizam a partir desta quinta-feira (13) o maior encontro do tradicionalismo gaúcho no Estado - o 17º Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul (Fegams).


O Presidente do MTG-MS João Ermelino de Mello, explica que o festival é realizado anualmente e reúne todos os CTG’s do Estado, que vão disputar cerca de 100 provas, nas modalidades artísticas, campeiras e esportivas. “O mais importante na realização desse festival é o intercâmbio cultural que vai ser promovido entre todos os integrantes dos CTG’s, fortalecendo o movimento tradicionalista gaúcho no Mato Grosso do Sul, além de valorizar a tradição gaúcha e seu folclore”, argumenta o presidente. Ele lembra ainda que os tradicionalistas que conquistarem o campeonato nesse Festival vão representar Mato Grosso do Sul no Festival Nacional, que vai acontecer em janeiro do próximo ano.

Conforme a comissão organizadora do 17º Fegams, já estão inscritos dois mil participantes, que vão concorrer em provas individuais e coletivas, compreendendo algumas manifestações culturais como músicas, danças, declamações de poesias; tradições campeiras; concursos de prendas e peões guaicuru; além de esportes tradicionalistas.

De acordo com a Patroa do CTG Chama Crioula, Selma Lambert, o tema dessa edição do Fegams é Integração de Culturas. “Os centros de tradições gaúchas são dos sul-mato-grossenses e são de todos, porque realmente se faz uma integração cultural. Muitos sócios e participantes dos CTG’s não são gaúchos, mas passam a cultivar a cultura gauchesca como própria. O CTG Chama Crioula convida toda a população para prestigiar o festival, que apesar das dificuldades encontradas hoje, vai ser realizado com a integração entre os povos e cultivando as tradições”, comenta Selma Lambert.

O festival vai ser realizado até domingo (16) e conta com o patrocínio do Banco Sicredi e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste e Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste.

CTG Chama Crioula - O CTG Chama Crioula foi fundado em 19 de novembro de 1988, quando foi constituída sua primeira patronagem e inaugurado no dia 14 de julho de 1989. Possui atualmente 400 sócios e seu lema é Manter acesa a chama crioula para transmitir as tradições gaúchas. Chama Crioula já realizou duas edições do Fegams, uma em 1992 (4º Fegams) e outra em 1998 (10º Fegams). O CTG Chama Crioula localiza-se na Rua Antônio João, 450, Bairro Milani, São Gabriel do Oeste-MS.

SIGA-NOS NO Google News