Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/12/2003 14:36

Nepotismo pode ser banido do serviço público

Agência Câmara

A nomeação para cargo de confiança no setor público pode ser proibida para cônjuges ou parentes até o segundo grau dos titulares que detêm a prerrogativa de nomear. É o que determina a Proposta de Emenda à Constituição 128/03, do deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).
O autor explica que a proposição é similar à que foi apresentada no ano passado pelo deputado José Dirceu, atual ministro-chefe da Casa Civil. Estão incluídos na proposta todos os órgãos e entidades das três esferas de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e de governo (municipal, estadual, federal e distrital), assim como o Ministério Público e os tribunais de contas.

EXONERADOS
A PEC determina a exoneração, em 90 dias após a publicação da futura Emenda Constitucional, dos ocupantes de cargos de confiança cuja designação esteja em desacordo com a nova regra. A exceção será apenas para os casos em que houver efetiva compatibilidade entre a qualificação do servidor e as atribuições da função de confiança, e para a relação de parentesco que se constitua após a nomeação no cargo de confiança.
De acordo com Biscaia, "a prática do empreguismo discricionário viola o princípio constitucional da moralidade, uma vez que se revela injusta e desonesta para com outros indivíduos que mereceriam o cargo". O deputado explica que, no âmbito dos estados, as constituições estaduais e leis ordinárias têm tratado desse assunto e estabelecido regras mais precisas na gestão superior, a fim de democratizar as decisões e limitar o uso discricionário dos cargos em comissão.

A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação, aguardando a designação de relator.



Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Natalia Doederlein

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)