Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

07/02/2014 19:25

Nenhum município cumpre Lei da Transparência em MS, aponta CGU

Lidiane Kober, Campo Grande News

Após radiografia dos programas de transparências executados pelas 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul, a CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que nenhum município cumpre em sua totalidade a Lei de Acesso à Informação e da Transparência. Todos, inclusive ficaram abaixo da média estipulada pelo órgão.

“De acordo com a sistemática adotada, a pontuação máxima era de 50 pontos. Após o término da pesquisa e consolidação dos dados, constatou-se que todos os municípios ficaram abaixo da média, que equivale a 25 pontos”, revelaram representantes da CGU, nesta sexta-feira (7), em reunião na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.

A situação não é novidade para a CGU, tanto que em dezembro nota técnica foi divulgada, alertando para o problema. No documento, o órgão classificou a situação no Estado como “nada boa com relação à transparência da gestão e gastos com o dinheiro público”.

O documento foi colocado em discussão, nesta sexta-feira, com os membros do Ministério Público Estadual, que atuam na área do Patrimônio Público e com os representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da CGU/MS. “O objetivo é traçar estratégias de atuação para mudar o cenário de transparência dos municípios”, disse a Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos.

Neste sentido, até agora, 40 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul aderiram ao Programa Brasil Transparente da CGU. O projeto vai orientar prefeituras e dar suporte técnico para fomentar a criação e implementação dos Portais de Transparência e de Serviços de Informação ao Cidadão, em atendimento à Lei de Transparência e de Acesso à Informação.

A implantação do programa será possível por meio do software denominado e-Sic, a ser oferecido gratuitamente, por meio de termo de adesão, pela CGU aos municípios de modo a disponibilizar o acesso de informações de interesse público. O sistema será a ferramenta desenvolvida, disponível na internet, que permitirá a qualquer cidadão, de forma fácil e ágil, solicitar informações aos órgãos públicos.

Procurador de Justiça, Antônio Siufi Neto, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social de Mato Grosso do Sul, frisou que a cobrança por mais transparência tem crescido em ritmo acelerado nos últimos anos. “A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito fundamental do cidadão e dever do Estado, conforme previsão constitucional”, afirmou o procurador.

Ainda de acordo com Neto, o MPE entende que “o cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais, como saúde educação e demais benefícios sociais”. “A informação guardada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a esses arquivos é a base para a consolidação da democracia, ao fortalecer a capacidade dos indivíduos de participar de modo efetivo da tomada de decisões que o afetam no seu dia-a-dia”, completou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)