Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nelson Valente: depoimentos sobre Jânio Quadros

Nelson Valente - 01 de julho de 2009 - 07:21

DEPOIMENTOS:

-”Jânio foi importante para a história do Brasil, pela carreira política sempre fortalecido no voto popular. Dos presidentes que conheci, foi de longe o mais inteligente e o mais estadista, embora em cultura geral e em amor pela coisa pública.”
Saulo Ramos (ex-ministro da Justiça e amigo pessoal de Jânio Quadros).



-”Jânio foi o protagonista de um dos mais importantes episódios da história política do País; a chamada revolução pelo voto. Ele havia sido um bom governador de São Paulo. Quando foi eleito, o sentimento de mudança era profundo. Sua renúncia frustrou todo esse sentimento.”
Mário Covas (ex-governador do Estado de São Paulo)

-”Foi uma personagem que preencheu, num dado momento, um vácuo a partir da política de São Paulo. Não mais que isto. Preencheu um vazio na vida brasileira que se gerou com a morte de Vargas. Mas teve uma experiência fugaz. Aqueles sete meses foram muito passageiros.”
Leonel Brizola (ex-governador do Rio de Janeiro)

-”Jânio Quadros foi o precursor da modernidade no Brasil. Ele foi o primeiro a falar em equilíbrio orçamentário, austeridade, rigor nas contratações do serviço público, nos gastos públicos, bandeiras até hoje usadas. Os discursos de hoje são repetições do que Jânio falava há 30 anos: reforma administrativa, redução do déficit público e defesa da desestatização.”
Gastone Righi (deputado federal/PTB-SP)

-”Jânio refez a linguagem política. Ao invés da palavra e do argumento, agora manejava símbolos e emoções... (sic) Pena que essa capacidade tenha sido pouco utilizada em benefício do povo, que ele soube manipular como ninguém.”
Fernando Henrique Cardoso (presidente da República/PSDB-SP)


-”Presidente dinâmico e honesto, que sabia trabalhar de igual para igual. Um dos donos do mundo, recusando ostensivamente, se necessário, suas pretensões políticas e econômicas.”
Oscar Niemeyer (arquiteto)


-”É aquele que poderia ter sido e não foi.”
Darcy Ribeiro (antropólogo e senador)




-”Ele inaugurou um novo tempo. Na política, na linguagem e na comunicação. Ele lutou para colocar o Brasil no primeiro plano mundial. Jânio se elegeu derrotando não só os partidos dominantes, mas a maioria dos deputados e senadores. É o único na história contemporânea que só foi mandatário do povo”.
José Aparecido de Oliveira (ex-governador do Distrito Federal e ex-secretário particular de Jânio)


-”O presidente Jânio Quadros teve duas marcas: a força de uma liderança carismática sem paralelo no País com o poder mágico de comunicação com a massa e a pobreza de estadista que o levou à renúncia.”
Cláudio Lembo (vice-governador de São Paulo) é o único político que conhece com profundidade a história das ”cartas-renúncia” da capital da República; desde Jânio Quadros, Auro de Moura Andrade e João Belchior Marques Goulart.

- ”Analisar Jânio é tentar verificar o que estava verdadeiramente por trás de palavras, gestos e entonações. Sempre soube dominar de maneira inteligente os recursos comunicacionais de que dispunha. Um verdadeiro artista.”
Geraldo Alckmin ( Governador do Estado de São Paulo)


(*) é professor universitário, jornalista e escritor

SIGA-NOS NO Google News