Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nelson Mandela deixa hospital após quase 3 meses na África do Sul

G1 - 01 de setembro de 2013 - 10:01

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela deixou o hospital em Pretória neste domingo (1°), onde ele estava internado desde o dia 8 de junho por conta de recaída de uma infecção pulmonar, disse a presidência do país em um comunicado.

"Estado de Mandela continua crítica e por vezes instável. Entretanto, sua equipe médica está confiante de que ele vai receber o mesmo nível de cuidados intensivos em sua casa em Houghton (em Joanesburgo)", disse o texto.

Ainda segundo o governo, Mandela, "apesar das dificuldades, mostra uma imensa força" e vontade de viver.

Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, foi hospitalizado em caráter de urgência em 8 de junho por uma infecção pulmonar e desde 23 de junho se encontra em estado 'crítico'. Nos últimos dois meses, a saúde do prêmio Nobel da Paz tem sido motivo de grande preocupação na África do Sul.

Madiba se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.

Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben. Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.

SIGA-NOS NO Google News