Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nelsinho Piquet será titular da Renault em 2008

Piquet Sports - 10 de dezembro de 2007 - 16:13

A equipe ING Renault F1 confirmou hoje Nelsinho Piquet como piloto titular para a temporada 2008 da Fórmula 1. O brasileiro, que até o momento era piloto de testes da escuderia francesa e vinha se destacando nos treinos da equipe, terá como companheiro o espanhol Fernando Alonso. A primeira corrida será no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, no dia 16 de março.

“É uma oportunidade fantástica estrear na Fórmula 1 em uma das melhores equipes da categoria e ao lado de um dos melhores pilotos da atualidade. Estou trabalhando por isso desde o início da minha carreira e estou muito feliz por ter alcançado o objetivo”, afirma Nelsinho. “Tenho feito um trabalho sério na Renault desde setembro de 2006, e estou orgulhoso que meu desempenho como piloto de testes tenha me garantido essa posição. Não vejo a hora de trabalhar em parceria com o Alonso e aprender com ele. Como um estreante, não há melhor maneira de começar na categoria do que tendo como referência um bicampeão mundial”, avalia.

Para o chefe de equipe da ING Renault F1, Flávio Briatore, Nelsinho e Alonso formarão uma das duplas de pilotos mais empolgantes da temporada 2008. “Nelsinho é um dos mais promissores jovens talentos do automobilismo mundial. Após seu sucesso na GP2, ele passou um ano como nosso piloto de testes aprendendo sobre o trabalho e conhecendo a equipe. Agora, está pronto para dar um passo à frente”, elogia. “Estamos satisfeitos em ter Alonso de volta ao time em que ele teve seus maiores sucessos. Acredito que faremos uma forte parceria”, acrescenta.

O presidente da ING Renault F1, Bernard Rey, afirma que a nova dupla será muito importante para que a equipe possa voltar às vitórias no próximo ano. “A equipe vem trabalhando a todo vapor nos últimos meses para retornarmos à ponta da categoria e uma dupla de pilotos de primeira é essencial para atingirmos nossos objetivos”, destaca. “Nossos recentes investimentos em tecnologia, a promoção de Nelsinho Piquet e o retorno de Alonso ao time sinalizam nossa intenção de ganhar corridas em 2008”, completa.

Histórico

Nelsinho Piquet nasceu em 25 de julho de 1985, em Heidelberg, na Alemanha. Como a maioria dos pilotos, sua primeira experiência no automobilismo foi no kart, em 1993, aos oito anos de idade. Em oito anos na categoria, Nelsinho conquistou os títulos mais importantes, entre eles três campeonatos brasileiros.

Em 2001, Nelsinho estreou na Fórmula 3 Sul-Americana, sendo eleito o piloto revelação da temporada. O piloto entrou apenas na sexta etapa, quando completou a idade mínima exigida, de 16 anos. No ano seguinte, disputou a temporada inteira e deu um show nos concorrentes, vencendo o campeonato com quatro corridas de antecedência. Em 18 provas, venceu 13 e fez 16 poles. Além disso, quebrou vários recordes da categoria.

Em 2003, Nelsinho Piquet disputou o campeonato inglês de Fórmula 3, categoria escola mais importante do automobilismo mundial. O piloto terminou na terceira colocação, com seis vitórias, seis voltas mais rápidas e oito pole positions. O excelente desempenho lhe rendeu o primeiro teste na Fórmula 1. O piloto foi convidado pela equipe Williams para realizar duas sessões de testes, que ocorreram em Jerez de la Frontera e em Barcelona, na Espanha.

Em 2004, Nelsinho se tornou o mais jovem campeão de todos os tempos da Fórmula 3 Inglesa. O piloto conquistou o campeonato com seis vitórias, cinco poles e 11 voltas mais rápidas e recebeu o reconhecimento do público, da imprensa e de especialistas de dentro e fora das pistas. De quebra, Nelsinho fez com que a Piquet Sports fosse a primeira equipe estrangeira a vencer o campeonato nos últimos 26 anos. O piloto encerrou o ano com mais um teste na Fórmula 1, dessa vez com a equipe BAR (hoje Honda), em Jerez de la Frontera.

Em 2005 e 2006, Nelsinho disputou a GP2 Series, principal categoria de acesso à Fórmula 1. No segundo ano, conquistou o vice-campeonato, após uma disputa prova a prova com o inglês Lewis Hamilton. Nas duas temporadas, foram seis poles, cinco vitórias e 13 pódios. Nelsinho também foi o único piloto da GP2 a marcar todos os pontos possíveis em um fim de semana, com a pole, as voltas mais rápidas e as duas vitórias obtidas na Hungria, de 04 a 06 de agosto de 2006.

O piloto também foi escolhido pelo bicampeão Emerson Fittipaldi para defender o Brasil na temporada de estréia da A1 GP, categoria criada com o objetivo de ser a copa do mundo do automobilismo. Nelsinho disputou, em 2006, sete provas e conquistou, no circuito inglês de Brands Hatch, a primeira pole position e as primeiras duas vitórias da história da categoria.

O excelente desempenho do piloto nos últimos anos lhe garantiu um convite para ser piloto de testes na ING Renault F1, cargo que ocupava desde setembro do ano passado. Nesse período, Nelsinho realizou diversos testes com a equipe, nos circuitos de Silverstone, na Inglaterra (19, 20 e 21 de setembro de 2006, 12 de outubro de 2006 e 21 de junho de 2007); Barcelona, na Espanha (28 e 29 de novembro de 2006 e 30 de abril de 2007); Jerez de la Frontera, na Espanha (08 de fevereiro de 2007, 24 de julho de 2007, 18, 19 e 20 de setembro de 2007 e 04,05 e 06 de dezembro de 2007); Sakhir, no Bahrein (24 de fevereiro de 2007); Sepang, Malásia (27 de março de 2007); Paul Ricard, na França (15 de maio de 2007); Spa-Francorchamps, na Bélgica (10 de julho de 2007); e Monza, na Itália (28 de agosto de 2007).


SIGA-NOS NO Google News