Cassilândia, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

26/02/2005 08:33

Nelore propõe agência reguladora da carne e frigorífico

Cassilândia NewsCassilândia News

A criação de uma agência reguladora para o mercado da carne e atuação do pecuarista no mercado, através de cooperativas, são saídas que o presidente da ASCN (Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore), Ulysses Serra Neto, vê para haja uma remuneração condizente ao criador. Para ele, a estratégia de segurar o boi no pasto não atinge o mercado por vários motivos. Um deles é que os frigoríficos estão preparados e prova disso são confinamentos que chegam a 100 mil cabeças, como é o caso do Bertin. Por outro lado, também é difícil estabelecer o boicote porque os criadores têm compromissos a saldar e especialmente neste período de baixa precisam de capital de giro.
Ulysses Serra sugere que o governo implante uma agência de regulação, para estabelecer regras no mercado. O produtor, por sua vez, deve correr o risco do mercado e se lançar nele se quiser interferir nos preços. Pode ser através do arrendamento da matança, como um passo inicial, ou mesmo já montando frigorífico próprio, através de cooperativa e que seja gerenciado por profissionais que conhecem o mercado. “Se não corrermos esse risco os frigoríficos correm”, diz.
Com uma marca forte, profissionais competentes, crédito mais barato, benefícios fiscais (prerrogativas que tem o sistema cooperativo) e produto de grande apelo no mercado, que são animais criados essencialmente a pasto, essa unidade poderia ser competitiva, acredita o presidente da ASCN.
Para ele, a simples criação de uma central de vendas não surtiria efeito no mercado. “Se for captar o boi e vender ao frigorífico não vejo diferença a não ser facilitar o trabalho da compra”, observa. O presidente da ASCN acredita que o momento tenha suscitado uma discussão importante, em torno da necessidade de articulação da classe produtora. Ele lembra que historicamente a classe tem se mostrado desunida e a indústria trabalha com essa informação. Em março ASCN vai promover uma assembléia e deve deliberar sobre o estudo de viabilidade do frigorífico do produtor.


Via Livre Comunicação Rural

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Setembro de 2018
Segunda, 24 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 23 de Setembro de 2018
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)