Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/02/2005 08:33

Nelore propõe agência reguladora da carne e frigorífico

Cassilândia NewsCassilândia News

A criação de uma agência reguladora para o mercado da carne e atuação do pecuarista no mercado, através de cooperativas, são saídas que o presidente da ASCN (Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore), Ulysses Serra Neto, vê para haja uma remuneração condizente ao criador. Para ele, a estratégia de segurar o boi no pasto não atinge o mercado por vários motivos. Um deles é que os frigoríficos estão preparados e prova disso são confinamentos que chegam a 100 mil cabeças, como é o caso do Bertin. Por outro lado, também é difícil estabelecer o boicote porque os criadores têm compromissos a saldar e especialmente neste período de baixa precisam de capital de giro.
Ulysses Serra sugere que o governo implante uma agência de regulação, para estabelecer regras no mercado. O produtor, por sua vez, deve correr o risco do mercado e se lançar nele se quiser interferir nos preços. Pode ser através do arrendamento da matança, como um passo inicial, ou mesmo já montando frigorífico próprio, através de cooperativa e que seja gerenciado por profissionais que conhecem o mercado. “Se não corrermos esse risco os frigoríficos correm”, diz.
Com uma marca forte, profissionais competentes, crédito mais barato, benefícios fiscais (prerrogativas que tem o sistema cooperativo) e produto de grande apelo no mercado, que são animais criados essencialmente a pasto, essa unidade poderia ser competitiva, acredita o presidente da ASCN.
Para ele, a simples criação de uma central de vendas não surtiria efeito no mercado. “Se for captar o boi e vender ao frigorífico não vejo diferença a não ser facilitar o trabalho da compra”, observa. O presidente da ASCN acredita que o momento tenha suscitado uma discussão importante, em torno da necessidade de articulação da classe produtora. Ele lembra que historicamente a classe tem se mostrado desunida e a indústria trabalha com essa informação. Em março ASCN vai promover uma assembléia e deve deliberar sobre o estudo de viabilidade do frigorífico do produtor.


Via Livre Comunicação Rural

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)