Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Negociações relacionadas à carne ganham intensidade

Rede Rural - 24 de janeiro de 2006 - 06:59

Os entendimentos para que o Brasil supere os efeitos negativos das ocorrências de febre aftosa serão especialmente acelerados esta semana. Chegam hoje a Brasil duas missões técnicas e de empresários, da União Européia e dos Estados Unidos, para discutir os embargos às exportações de carne e a própria situação da doença nos rebanhos brasileiro e de países vizinhoa. Ao mesmo tempo, duas missões brasileiras iniciam visitas à Rússia e ao Chile, para tratar do comércio de carne.

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, a missão da União Européia permanecerá no País até o dia 3 fevereiro. O grupo vem dar seqüência às negociações iniciadas no final de 2005 para tentar minimizar os embargos às importações de carne brasileira quando os técnicos brasileiros discutiram o assunto em Bruxelas.

Já a missão norte-americana, composta por 15 dirigentes do agronegócio, ficará no Brasil até quinta-feira com a finalidade de conhecer as medidas de combate à febre aftosa tomadas do governo. A missão vai discutir com autoridades do Ministério da Agricultura, o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e as estratégias de combate aos focos da doença nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Após a visita ao Brasil, o grupo norte-americano irá ao Paraguai, à Bolívia e ao Equador, juntamente com técnicos brasileiros, para verificar a disposição e as condições desses países para a erradicação da aftosa, projeto que deve ser concluído até 2010.

SIGA-NOS NO Google News