Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Negociações para pôr fim à rebelião em presídio na Bahia são retomadas

Paula Laboissière , Agência Brasil - 09 de fevereiro de 2010 - 10:24

Brasília - Uma rebelião liderada por 25 detentos do Conjunto Penal de Serrinha (BA) já dura mais de 24 horas. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado, as negociações foram retomadas às 6h de hoje (9).

Os presos estão, neste momento, em uma espécie de minipavilhão, com oito celas onde ficam os mais perigosos e outra em que estão aqueles ameaçados de morte. O local tem capacidade para 30 detentos e, atualmente, abriga 29.

Quatro homens estavam na cela onde ficam os presos ameaçados de morte. Ontem (8), detentos que participam da rebelião danificaram o sistema de automação das portas e conseguiram entrar na cela. O interno Joselito Alves da Silva – conhecido como Carioca – foi morto e os outros três permanecem reféns.

Nota divulgada pela secretaria informa ainda que a direção do presídio lacrou as portas que dão acesso ao minipavilhão, isolando os detentos, e que a Polícia Militar da Bahia reforçou a segurança externa. O corpo de Joselito Alves da Silva continua no local.

A única reivindicação dos presos é o retorno para Salvador, uma vez que 14 deles, acusados de integrar uma quadrilha, foram transferidos para Serrinha em 21 de setembro de 2009.

O secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, já adiantou que a reivindicação não vai ser atendida e que, logo após o fim da rebelião, será instaurado inquérito para apurar a morte de Silva.

Está suspenso o fornecimento de energia elétrica e de água no local.



Edição: Juliana Andrade

SIGA-NOS NO Google News