Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Negatividade pode levar a comportamentos sabotadores

Minha Vida - 19 de dezembro de 2015 - 16:00

É muito comum algumas pessoas encararem as situações da vida de forma bastante negativa, na crença de que não têm sorte e, desta maneira, acabam perdendo grandes oportunidades de crescimento, desenvolvendo um conceito distorcido sobre si mesmo.

Quando está em uma festa, por exemplo, e alguém que chega não a cumprimenta ou mesmo ao dar sua opinião em um grupo e não obter retorno, tende a achar que há algum problema ou que se comportou de maneira inadequada. Pessoas com este perfil desenvolvem uma imagem negativa sobre si mesma, o que as impede de valorizar-se, levando a comportamentos sabotadores.

Pessoas negativas acabam aceitando esse jeitão de ser como algo imutável, como se fosse parte de sua personalidade, e não tomam a iniciativa de olhar para si mesma para tentar compreender o que se passa realmente.

O pessimismo acaba tomando conta de sua vida e, mesmo quando se depara com algo bacana, não o vê como merecido e nem dá valor. Acaba desmerecendo seu trabalho, suas ações, suas idéias, chegando até a comentar com o outro que seu trabalho é ruim. Existe uma tendência à generalização e essas pessoas acabam se culpando por tudo o que acontece de errado.

Sempre esperam que algo ruim ou desagradável aconteça, o que acaba afastando as pessoas do seu convívio, pois os outros se cansam de conviver com ela. É como se nada fosse o suficiente. Nada agrada. Não satisfaz.

É fundamental que se possa reavaliar o processo de desenvolvimento dessas pessoas, pois cada um interpreta de forma diferente as situações de vida. Aqueles que processam os eventos de forma positiva, em geral, têm uma autoestima elevada. Já aqueles que encaram tudo com negatividade, acabam se desqualificando e diminuindo suas conquistas.

O otimista tende a ver os acontecimentos como oportunidades de crescimento, avaliando os erros e acertos, o que possibilita um autoconceito positivo. Mesmo errando eles seguem em frente, diferente do pessimista que vê os obstáculos como intransponíveis.

Quando cultivamos idéias positivas, desenvolvemos emoções agradáveis e motivadoras. Isso atrai pessoas que se deliciam com seu bom humor e capacidade de reverter as situações ruins em boas.

Devemos escolher nossos pensamentos e emoções, aprendendo a filtrar e a se comportar de forma otimista, o que facilitará a sensação de motivação, a luta por ideais e o cultivo da alegria.

Tudo se transforma quando assumimos que podemos mudar o que acontece dentro de nós, podendo abrir para o novo, permitindo-nos olhar para as coisas com mais flexibilidade. Ao experimentar novos pensamentos sobre si mesmo, abrem-se novas possibilidades para buscar a felicidade ou mesmo para encarar as dificuldades com jogo de cintura, bom humor e alegria.

Desenvolver pensamentos saudáveis é um excelente caminho nesse processo, um exercício contra pensamentos intrusos que só trazem malefícios à mente. Todas as vezes que perceber que suas respostas estão carregadas de críticas ou de negatividade experimente mudar o curso do pensamento, substituindo-as por ideias positivas, lembrando de situações agradáveis e felizes.

Na vida tudo é aprendizagem e precisamos estar abertos ao novo, recriando conceitos, pois tudo é possível, quando se permite mudar.

SIGA-NOS NO Google News