Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Navio oceanográfico parte para a Antártida

Cristiane Ribeiro/ABr - 29 de outubro de 2003 - 15:17

Rio - Emoção, lágrimas e muitos lenços na despedida do navio oceanográfico Ary Rongel, que partiu hoje do Arsenal de Marinha para a XXI Operação Antártica. Na tripulação de 78 militares, duas oficiais mulheres foram incluídas pela segunda vez: uma médica e uma dentista. A bordo estão também 14 pesquisadores (três mulheres) das áreas de oceanografia, biologia marinha e meteorologia, que ficarão no continente gelado pelos próximos cinco meses.

Comandando pelo capitão-de-fragata Joese Leandro, o Ary Rongel, que está fazendo sua décima viagem, em substituição ao pioneiro Barão de Tefé, leva 2.630 toneladas de mantimentos, roupas e equipamentos diversos para abastecer a estação brasileira Comandante Ferraz por mais um ano. O comandante, que faz sua primeira viagem à Antártida, ressaltou que, além dos gêneros e equipamentos, o navio leva o contato físico para aqueles que passaram todo o inverno recebendo notícias do Brasil apenas por e-mail, já que uma ligação telefônica de um minuto custa US$ 10.

“Acredito que será uma viagem excelente, mesmo sabendo que o Estreito de Drake é um dos lugares de mais difícil navegação do mundo por causa das tempestades no mar. Mas, o navio se preparou para enfrentar as condições adversas que possivelmente encontraremos na Antártida”, acrescentou o comandante Leandro.

O pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Alejandro Echeverria coordenador do projeto de monitoramento ambiental, na baía do Almirantado, onde fica a base brasileira, destaca que o objetivo do estudo é controlar o possível impacto ambiental da estação Comandante Ferraz, apesar da base ser uma das mais limpas na Antártida. “Queremos confirmar o nível de excelência da estação brasileira”, completou ele.

Echeverria disse que a preocupação maior dos pesquisadores é o aquecimento global, que está afetando a Antártida e derretendo as geleiras. “Equipes de pesquisa estão seguindo constantemente para o continente para acompanhar o problema de perto. A Antártida é muito importante no balanço térmico do planeta e uma das áreas mais limpas do mundo, o que nos permite fazer uma série de experimentos de biologia marinha que são seriam possíveis em outros lugares atualmente” afirmou.

O navio vai aportar em Rio Grande no sábado (1º) e seguirá domingo (2) para a Antártida, em viagem que levará mais nove dias. A volta está prevista para o dia 7 de março de 2004.

SIGA-NOS NO Google News